Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Os riscos do cartão de crédito para crianças

27/08/2014 -

Uma pesquisa feita pelo Portal IG mostrou que vários bancos já estão oferecendo cartões de crédito, adicionais ao do titular, para crianças e jovens.

A justificativa é de que dado que o “dinheiro virtual” (cartões de crédito e débito) é uma realidade e que, provavelmente, no futuro será a única moeda, é bom de que eles comecem a serem “treinados” desde já.

“Eu acredito que esta prática irá gerar mais danos do que benefícios” opina o Educador e Coach Financeiro Silvio Bianchi. E agrega: “para chegar até o nível de abstração da moeda virtual primeiro deve sentir/apalpar o que é ter uma quantidade de moedas ou notas. Poder contar o dinheiro disponível e poder contar o que restou após uma determinada compra é o início do processo para saber controlar o dinheiro.”

O dinheiro já é um conceito abstrato, pois o papel moeda representa um valor, o poder para comprar algum produto ou serviço. E, quando se fala de poder, é necessário saber administrar.

Uma lei da psicologia (de Lev Vygotsky, psicólogo bielo-russo cuja obra influenciou grandemente a pedagogia contemporânea) fala que a consciência e o controle só aparecem num estágio relativamente tardio de desenvolvimento de uma função, depois de esta ter sido utilizada e praticada inconsciente e espontaneamente. Para submetermos uma função ao controle da inteligência e da vontade, temos que a dominar primeiro.

Seguindo os passos da Metodologia DSOP de Educação Financeira, inicialmente a criança pode, brincando, conhecer os quatro pilares básicos: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, para depois colocá-los na prática.

A partir dos 7 anos de idade, é recomendável de que a criança receba uma quantidade semanal ou mensal (semanada ou mesada) para administrar. Essa quantidade deve ser em dinheiro vivo (notas ou moedas). Assim começará a conhecer o valor do dinheiro e aprenderá gradativamente a controlá-lo.

Uma vez que a criança é educada financeiramente, domina os 4 pilares da Metodologia DSOP e aprendeu a controlar o dinheiro vivo, pode ser momento para ela começar a treinar no uso do dinheiro virtual (cartão de débito) para depois aprender a controlar o crédito.

Controle e saber esperar são as bases da Educação Financeira. Queimar etapas e permitir que crianças façam uso de um poder que não sabem controlar, pode contribuir a criar futuras gerações de endividados e consumistas.

* Silvio Bianchi - é Contador Público-Licenciado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração de Uruguai, com estudos de Pós Graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos.Coach Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultor independente de empresas, cooperativas e ONGs. Sócio-Diretor da BAB & Associados

Os riscos do cartão de crédito para crianças





Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia