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Colunista

10 passos para implementar inovação sustentável

Pouco tempo atrás, sustentabilidade era uma obsessão romântica. Em boa parte das corporações, pensava-se basicamente em produção, comercialização e lucro.

No campo da responsabilidade, o que se fazia era uma gestão da imagem, ancorada especialmente na minimização de danos às comunidades e à natureza.

Escreveu um artigo para a Scientific American no qual afirmava que as empresas seriam mais competitivas se cuidassem seriamente do meio ambiente.

Ainda na década de 90, o professor Michael Porter, da Harvard Business School, resolveu pensar “fora dessa caixa”.

Porter recebeu elogios, mas também muitas críticas, algumas iradas e outras debochadas.

O professor incomodou, sobretudo, quando afirmou que o problema de muitas organizações era a existência de duas estratégias paralelas: uma econômica e outra social. Segundo ele, exige-se hoje a adoção de uma pauta que integre a realização de negócios e a construção de valores compartilhados. Um guia simples e direto.

Logicamente, testemunhamos avanços em anos recentes. Há muita informação sobre o tema. Porém, são escassos os conhecimentos consolidados sobre o assunto.

Em boa parte dos cursos de Administração, a questão social e ambiental ainda é marginal, restringindo-se a uma ou outra disciplina.

Em 2008, foi publicado o estudo A New Mindset for Corporate Sustainability, realizado com apoio da Cisco e da British Telecommunications.

Preparado por um time de acadêmicos e especialistas em gestão, trata principalmente do papel da sustentabilidade em projetos de inovação no mundo dos negócios.

A principal conclusão do grupo foi esta: a conquista da sustentabilidade não requer extensiva reengenharia da estrutura corporativa, mas uma nova visão de valores nos níveis mais altos de liderança.

Convém lembrar, de forma bem resumida, os 10 passos da inovação sustentável, segundo os experts.

1) Faça com que a inovação para a sustentabilidade seja parte da visão de sua companhia. Atualize a missão da empresa e seus valores. Interna e externamente, a organização precisa estar identificada com esse princípio.

2) Inclua a questão da sustentabilidade na formulação de sua estratégia de negócios. Essa preocupação precisa estar no coração da empresa.

3) Crie processos que permitam a cada parte da companhia compreender o impacto ambiental, econômico e social de suas ações. Faça com que cada um desses grupos utilize esse conhecimento em ações inovadoras.

4) As principais lideranças da empresa precisam acreditar nesse novo paradigma. Elas precisam falar, com frequência, aos stakeholders e mostrar a importância da responsabilidade e da sustentabilidade para o negócio. E mais: essa audiência precisa ver os programas da área realmente implementados.

5) Faça com que a sustentabilidade e suas oportunidades estratégicas sejam incorporadas à agenda da empresa. Esses elementos devem ser levados em conta na tomada de decisões. A maior parte das empresas orientadas para a sustentabilidade mantém um comitê devotado a fazer com que esse sistema funcione. Os grupos mais eficientes nessa missão consideram os seguintes postulados:

> Analisam, avaliam e supervisionam políticas integradas, contemplando questões éticas, ambientais e sociais.

> Em colaboração com o top management, empenham-se para que a responsabilidade e a sustentabilidade sejam levadas em conta na formulação das estratégias de negócio.

> Orientam o corpo diretivo em questões ligadas a responsabilidade e sustentabilidade.

6) Estabeleça um código de conduta de sustentabilidade que defina as obrigações de colaboradores e outros stakeholders, sublinhando que a adesão aos postulados é fundamental à manutenção dessas parcerias.

7) Identifique seus stakeholders e pense com eles na questão da sustentabilidade. Estimule-os a participar de suas iniciativas inovadoras e também a aproveitar as oportunidades geradas por essa visão integrada.

8) Assegure-se de que a sustentabilidade é um valor claramente expresso em cada fase do processo de gestão de pessoas. Crie um departamento de formação em criatividade e inovação com base na sustentabilidade.

9) Envolva-se com grupos dedicados a incentivar negócios sustentáveis. É o caso do World Business Council for Sustainable Development, do UN Global Compact e de organismos locais similares. Procure figurar nos rankings de sustentabilidade e de responsabilidade corporativa.

10) Saiba que os relatórios de responsabilidade corporativa não representam um fim em si mesmos. Eles são referências para constituir ações de sustentabilidade em cada núcleo da empresa. No fim, o que importa é uma ação coordenada na qual o mais importante é a construção de um negócio sustentável.

Agora que você já sabe de tudo isso, o que está esperando para inovar? Não é caro. Não dói. Não tira pedaço. E quem faz a lição direitinho tem sempre retorno garantido.


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

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