Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunistas

10 dicas de ouro para reduzir a pegada ecológica neste fim de ano?

Primeiramente, é preciso relembrar o conceito de pegada ecológica. Trata-se de uma medida padrão da demanda humana por capital natural, comparada à capacidade dos ecossistemas de se regenerarem.

Representa, portanto, a quantidade de terra e mar biologicamente produtivos necessários à sustentação das demandas humanas e à assimilação dos resíduos produzidos.

Em muitos países, o Natal, especificamente, transformou-se em uma época de consumo obrigatório e desregrado, caracterizado por graves desfalques nos depósitos de recursos naturais, sem contar a emissão de poluentes resultante da produção fabril.

Ok, trata-se de uma época muito propícia aos negócios e à geração de empregos. Ninguém quer acabar com isso. Muito pelo contrário. No entanto, há meios de se lidar mais responsavelmente com as atividades desta época, especialmente no campo do consumo.

1) Presenteie serviços. Eles movimentam o comércio e, muitas vezes, geram impacto reduzido no consumo de recursos naturais.

2) Representeie. CDs, DVDs e livros, por exemplo, podem ser repassados a amigos e parentes, depois de devidamente aproveitados. Neste caso, há apenas uma restrição. Não o devolva a quem lhe deu.

3) Artes e espetáculos podem ser convertidos em bons presentes. Dê um ingresso do teatro, do cinema ou do futebol a quem merece.

4) Alguns produtos podem ter uma segunda vida no período de Natal. Um velho casaco reformado, por exemplo, pode se converter em um presente chique e original.

5) Cogite de fazer o seu presente. Pinte, cozinhe, costure, cante ou escreva um presente, de acordo com sua inspiração e talento. Molde o presente, tangível ou não, ao gosto do amigo ou parente que o receberá. Mostre interesse pelo bem daquele que será presenteado.

6) Tempo tem muito valor. Passe duas horas ajudando seu amigo vizinho a aparar a grama. Ajude a vovó a preparar seu famoso bolo de nozes. Doe dois fins de semana a um asilo. Você que conversa tão bem, pode oferecer distração e alegria a um idoso sem família.

7) Presenteie pelo presenteado. Seu jovem sobrinho ativista ficará contente se souber que você doou (ou vai doar), no nome dele, uma vaca ou uma cisterna para uma comunidade pobre da Amazônia ou da África subsaariana.8) Pesquise com critério o gosto de seu amigo ou parente antes de efetuar qualquer compra. Um presente que não será usado aumentará inutilmente a pegada ecológica de seu agrupamento humano.

9) Nos shoppings ou no comércio de rua, procure certificar-se da procedência sustentável do produto a ser adquirido. Prefira aqueles que viabilizam economicamente um tipo de negócio, aqueles que promovem justiça social e aqueles que são ambientalmente corretos. Um exemplo: vai adquirir um item de mobília? Opte por aquele produzido a partir de madeira certificada, em territórios de reposição. 10) Faça uso da razão. Na dúvida, opte sempre por itens que, no futuro, causarão menos estragos ao planeta. Vai dar uma luminária? Prefira o LED à lâmpada incandescente. Cogite do mais durável. Por fim, dê preferência ao que pode ser reciclado ou facilmente assimilado pela natureza.


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

    Voltar

    Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
    ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


    2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: Sites&Cia