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Colunista

O pensamento estratégico ainda é um ativo raro?

Em minhas atividades de gestor e consultor, percebo que não são muitas as organizações que estimulam seus líderes a desenvolver um autêntico pensamento estratégico.

Durante décadas, o Brasil conviveu com planos econômicos mirabolantes e alta inflação. O planejamento era, portanto, quase todo tático e operacional.

Lembrava mais uma direção defensiva no trânsito. Cada um tentava proteger o próprio patrimônio e percorrer o trajeto de A até B com um mínimo de avarias no veículo.

Por conta de uma interpretação equivocada de conceitos, um ciclo curto de produção e lucro já credenciava o gestor do processo como gênio da estratégia.

Cabe dizer que até recentemente resistia no Brasil um pensamento envelhecido de estratégia, pavimentado sobre postulados coletados especialmente na cultura bélica.

No fundo, a proposta era ocupar vastos territórios, aniquilar inimigos (concorrentes), ditar regras de produção e consumo e, por fim, incrementar ao máximo a lucratividade.

Felizmente, no entanto, o mundo mudou (e continua mudando), especialmente para nós, brasileiros.

A partir dos anos 1990, as mentes empresariais saudavelmente inquietas perceberam que o desenvolvimento organizacional precisava se assentar sobre outros pilares:

• Ocupação seletiva de territórios de mercado;
• Convivência com outros players do segmento;
• Aprendizado permanente no ambiente concorrencial;
• Estímulo contínuo à inovação;
• Criação de programas de qualidade total;
• Produção dirigida a atender a diversidade da demanda;
• Estabelecimento de foco no cliente e nos serviços.

Como este assunto ainda suscita inúmeras dúvidas, gostaria de reproduzir abaixo sete perguntas recorrentes sobre o tema, seguidas das devidas respostas:

1- Estratégia e planejamento são a mesma coisa?

Depende da linha de pensamento. Arrisco dizer que não são a mesma coisa. Existe planejamento de estratégia (o mesmo que planejamento estratégico) e existe planejamento de operações (planejamento tático ou operacional). Estratégia é igual a planejamento estratégico.

2- Tática e estratégia são a mesma coisa?

A palavra estratégia foi banalizada. Tática e estratégia não são sinônimos neste caso. Tática é um plano de operação.

3- Qual a diferença entre estratégia e marketing?

Para Philip Kotler, são a mesma coisa. Isso porque estratégia tem a ver com posicionamento, um conceito originário do marketing. Para alguns pensadores, no entanto, um plano integral estratégico pode se estender para além do marketing. Também é preciso lembrar que o marketing pode ser tático e operacional, de acordo com as circunstâncias e o interesse dos líderes da área.

4- Uma empresa pode ter mais de uma estratégia ao mesmo tempo?

Sim, pode ter uma estratégia para crescer e, ao mesmo tempo, outra para diversificar produtos e mercados. Uma estratégia unificada, entretanto, pode contemplar os diversos objetivos da empresa.

5- Qual o melhor modo de difundir uma estratégia?

A chave é envolver as pessoas em sua elaboração e execução. A estratégia tem que estar no papel, mas de maneira sucinta. Ela precisa estar num documento que seja consultado facilmente pelos atores do processo.

6- Quanto tempo o líder da empresa deve dedicar à estratégia?

Os gestores de sucesso dedicam de 5% a 10% do tempo à estratégia e ao controle de seu plano de ação, o que significa de um a dois dias por mês.

7- Há tantas empresas sem estratégia que são lucrativas. Por que eu preciso ter uma?

Por quanto tempo você quer que seu negócio exista? Sempre digo que é muito fácil ganhar dinheiro no presente se a gente puder comprometer o futuro. Basta aceitar qualquer encomenda ou vender ativos.

Resumindo a questão, o pensamento estratégico atual está quase sempre associado às seguintes expressões:

• Qualidade;
• Consistência;
• Durabilidade;
• Aperfeiçoamento;
• Credibilidade;
• Fortalecimento;
• Construção do futuro.

Você pode ainda perguntar: “será que a minha empresa tem estratégia ”? Se está em dúvida, a resposta é: “ela não tem”.

Reflita mais sobre este assunto. Afinal, a teoria, na prática, funciona!


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

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