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Colunista

O cliente saudavelmente infiel

Em minhas palestras, deparo-me frequentemente com uma pergunta simples, mas que exige uma resposta relativamente complexa:

- Julio: existe uma fórmula para empreender com garantia de sucesso?

Costumo iniciar a resposta com esta frase:

- Felizmente, há sempre risco na abertura de qualquer negócio.

Ora, mas qual é a faceta positiva do risco?

Primeiramente, ele opera na base do sistema capitalista. Um negócio pode não dar certo porque outro concorrente é capaz de superá-lo em qualidade, velocidade e adequação às aspirações do mercado.

Sem o risco, não haveria atenção, foco e dedicação, tampouco planejamento. Sem ele, o empresário não desenvolveria as estratégias apropriadas à geração de riqueza e à obtenção do lucro.

Ora, se existe risco, também é sinal de que existe liberdade no mercado. Os diversos players estão sendo julgados por fornecedores, colaboradores e clientes. E prosperam se existe aprovação desses parceiros.

Muita gente acredita que é mais fácil empreender em tempos de crescimento econômico. Posso dizer que é. Mas nem tanto. Não basta um mercado aquecido.

Em tempos de recessão, por exemplo, há menos dinheiro circulando e os consumidores estão receosos ou descapitalizados. Portanto, a oportunidade de vender serviços e produtos é menor. Fato!

Em tempos de crescimento acelerado, como hoje, há mais gente com coragem para gastar, e isso obviamente explica a abertura de um expressivo número de empresas, todos os dias, em nosso país.

Nesses contextos, no entanto, é sempre alto o grau de redundância, isto é, de criação de empresas semelhantes em um mesmo território de disputa.

Cito um caso corriqueiro e doméstico, que é o da multiplicação descontrolada de pizzarias em São Paulo.

Nesses casos, inevitavelmente, muitas delas acabam baixando as portas meses depois. Mas quais?

As que produzem as pizzas menos saborosas, evidentemente. As que registram mais atrasos na entrega. As que cobram mais caro sem oferecer a adequada contrapartida de qualidade. As que não sabem realizar promoções. As que não se dedicam ao treinamento dos atendentes.

O que fica de lição nesse caso? Mesmo que o mercado esteja aquecido, você precisa sempre elevar criativamente a qualidade do seu produto ou serviço.

E mais: tem que se tornar mais veloz do que já é.

Por fim, é fundamental que invista na formação continuada dos colaboradores, sejam eles operários ou atendentes.

Essa fórmula de atenção vale para pequenas lavanderias e restaurantes e também para grandes magazines e indústrias.

Lembre-se: em economias aquecidas, o cliente pode tornar-se saudavelmente infiel.

Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

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