A Delegacia de São José dos Campos, surgiu quando a Faculdade de Economia de São José do Campos, formou a primeira turma em 1 964 (minha turma). Funcionou na casa de um de nossos colegas, o Portela, já falecido. Tudo empírico, informal e cheio de boa vontade. Passados muitos anos, tivemos o primeiro Delegado formalmente registrado: em agosto de 1985 assumia o colega Márcio Cunha do Nascimento formado pela USP, que organizou, redirecionou a Delegacia e deu nova dinâmica.
O Município tinha cerca de 80.000 habitantes, dos quais boa parte na zona rural. Olhavamos espantados o resultado da chegada do Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), da General Motors, da Alpargatas e outras empresas de grande porte. Na região, despontavam as cidades de S.J. Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Campos do Jordão e as do Litoral Norte. O ritmo de crescimento, modernização e desenvolvimento da região passou a ser muito grande, para não dizer espantoso.
compreendida pelo Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira Paulista.
Com 43 Municípios, PIB de R$ 21,5 bilhões (1998), 2,2 milhões de habitantes e conta com uma atividade econômica tão próspera e diversificada que, apenas para ilustrar, possui um movimento de mais de 15,5 milhões de turistas/ano.
Ao longo deste período, só na Faculdade de São José dos Campos formaram-se cerca de 2.000 economistas. Registrados temos cerca de 820.
Estou entendendo que, a partir deste momento em que o sistema passou a exercitar o conceito de ''Entidades dos Economistas'', modernizou-se, iniciou a implantação da informatização com acesso ao interior, criou Departamentos, especialmente o Departamento de Valorização Profissional, Eventos e Parcerias, TEMOS CONDIÇÕES DE FAZER A DIFERENÇA PARA OS ECONOMISTAS em geral e, particularmente, aqui no interior.
tais como:
• Indicadores Econômicos
• Agenda de Eventos
• Faculdades de Economia da Região
• Convênios e Parcerias firmados para você, Economista!