Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Cerca de cinco mil fãs de games e cosplay se reúnem no Vale do Paraíba

23/11/2014

Gerar cultura e formar um novo público. Esta foi a ideia que moveu os organizadores da Vale Comics, feira de games e animes que acontece neste fim de semana em São José dos Campos, interior de São Paulo.


Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Centro da Juventude, no Jardim Américo. Para a entrada, basta um quilo de alimento não perecível ou leite em pó, que serão doados para o Fundo Social de Solidariedade.


Segundo a organização, cerca de duas mil pessoas passaram pelo Vale Comics besse sábado (22) e outras três mil devem visitar o espaço até às 20h deste domingo (23), dia em que é realizado o Concurso de Cosplay. “No Brasil, uma feira de cosplay é realizada por semana. E o mercado de mangás cresceu 30% no último ano no país”.


O empresário Leandro Guedes atua há três anos em eventos de games e cosplay. Ele conta que já trabalhava na fabricação de brindes, propagandas e produtos para eventos. Um amigo que promove feiras de cosplay o convidou para participar. “Como tenho dois filhos adolescentes, eles fazem essa consultoria. A partir dessa pesquisa, desenvolvemos os produtos. Agora vamos lançar nossa loja virtual para vender para todo país”, afirma.


Segundo o empresário, a média de lucro por feira é de 30% do valor investido. Mas mesmo com a loja virtual, Guedes salienta que não deixará de participar dos eventos presenciais de cosplay. “Estar nessas feiras nos ajuda a divulgar nosso produto”, diz.


A criação de mangás que era uma brincadeira de criança se transformou em trabalho para duas irmãs de Tremembé. Sonia e Silvana, hoje com 40 anos, trabalham há quatro anos para uma editora de São Paulo. “Começamos a desenhar e criar nossas histórias desde bem pequenas, aos seis anos de idade. Nossa inspiração veio dos super-heróis e desenhos japoneses da época”, contam.
O professor de desenho Francisco Rodrigues veio de Guarulhos para divulgar o trabalho da escola, que já estuda abrir uma unidade em São José dos Campos. “Existem muitos talentos a serem lapidados. Tivemos alunos nossos que se tornaram designer e cartunistas de grandes indústrias”, afirma.


Fantasia e rock
E os heróis não poderiam faltar nessa feita. Há 13 anos com o personagem “Detonator”, o humorista Bruno Sutter, cativou um público fiel nas feiras de animes e cosplay pelo Brasil desde 2012. “Nesses eventos, as pessoas vestem suas fantasias. E o Detonator é um cosplay. As pessoas se identificaram com o personagem que é quase um super-herói e faz o som que o pessoal do anime gosto, por isso eles abraçaram o personagem”, afirma Bruno.
Para o humorista e cantor, o universo dos animes proporciona às pessoas mais velhas reviver a infância. “Aqui podemos vestir nossas fantasias e ninguém vai achar estranho, pelo contrário, outros vão até pedir para tirar fotos. Acredito que não se trata de uma fuga da realidade, mas um resgate da infância”, salienta.


O Detonator é o alter ego de Bruno, permite a ele ter uma vida de superstar do rock. “Ele tem essa coragem toda de subir ao palco e lhe dar com multidões e eu, como pessoa física, sou mais tímido”, diz.


Inspiração e diversão
Frequentador de feiras de clospay há 10 anos, o designer Fabrício Delgado procura inspirações nesta feira multicultural. “Vim pra me divertir, encontrar amigos e descobrir coisas diferentes. Nos últimos anos o formato desse tipo de evento ficou um tanto engessando, sempre tem um dublador, uma banda, e o que tem de novo são os produtos, sou um aficionado”, disse Fabrício.


Já o jovem Jonny Stevan trouxe toda a família para a feira. “Meu filho pequeno já gosta do barulho e para ele é muito divertido, tem música, jogos e aqui encontramos também os amigos”, salientou.

Cerca de cinco mil fãs de games e cosplay se reúnem no Vale do Paraíba

Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia