Muito tem se discutido sobre a influência das Mídias Sociais sobre as marcas e o quanto de retorno podemos medir. As pessoas perdem foco ao tentar entender estas mídias em separado em vez de promover coesão entre meios e criar um ciclo de comunicação. As ações pensadas em forma de "campanha" geralmente proporcionam o sentimento de "satisfação" que tanto queremos causar nas pessoas, afinal, está é uma das principais engrenagens que motivam o consumo. É como se a cada peça publicitária, a cada comentário, a cada conteúdo lido, as pessoas percebessem a harmonia na linha de comunicação. É como canção tocada por uma orquestra, onde tudo sai impecável e ninguém desafina.
Os estímulos de comunicação devem proporcionar desejos e vontades que por sua vez motivem comentários, que vão desde o boca-a-boca e mais especificamente na web, traduzidos em comentários nas Mídias Sociais. Ao avaliar estes comentários você pode reposicionar sua estratégia ou até mesmo identificar os "Índices Adicionais de Satisfação". Os IAS são exatamente os elementos que não estavam previstos em sua comunicação ou não faziam parte do histórico de conhecimento da marca - é dado relevante e inovador!
Utilizar estes IAS para reposicionar sua comunicação pode causar um efeito de identidade das pessoas com a marca, já que o cliente ao receber uma nova campanha chega a achar que a empresa leu seus pensamentos. Bom, vamos ser sinceros, de certa forma a empresa leu, não os pensamentos, mas sim seus posts e comentários, podendo assim quantificar e qualificar o "sentimento" sobre determinado tema e a partir daí converter estas informações em resultados reais.
O maravilhoso disso tudo é que a cada nova campanha, lançamento de novos produtos ou divulgação de novos conteúdos, você irá se deparar com um universo absolutamente dinâmico, onde todas suas campanhas passam a assumir um compromisso em se "relacionar" com o universo que circunda sua marca. Perceba que ao enviar uma campanha de e-mail marketing, você motiva um grupo que interage, você absorve as opiniões e gera mais conteúdo relevante. Em seguida envia um novo e-mail marketing, só que agora mais alinhado com as idéias e opiniões dos seus clientes. E assim segue a estratégia, acelerando cada vez mais este ciclo de comunicação.
Uma boa campanha de E-mail marketing tem que ser fruto de ótimas ações em Mídias sociais e produção relevante de Conteúdo², onde dá-se a equação E=m+c². Ah sim, com as devidas licenças poéticas.
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