Comércio
Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a oferta de crédito fácil, a taxa de emprego em elevação, o aumento dos salários, dos empregos e da confiança do consumidor têm permitido a expansão das vendas no varejo.
As formas de se comprar um produto, seja ele para presente ou consumo próprio, são inúmeras. Cartões de débito ou crédito, cheque e dinheiro, além de financiamento e carnês, compõem as opções dos consumidores brasileiros, independente de qual seja o valor em questão - as condições estão sujeitas, na verdade, ao estabelecimento em particular.
O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo e ainda tem muito a crescer, e existem muitas oportunidades de inovação, pois as vendas são extremamente concentradas em poucos players. Aproximadamente 80% do faturamento vêm de apenas 20 empresas. Com isso, há espaço para micros e pequenas empresas lançarem diversos novos projetos.
Segundo Sandra Turchi, a ACSP tem focado suas ações em levar conhecimento aos micro e pequenos empresários sobre a importância de estar presentes na internet, com uma loja virtual, através de Seminários sobre e-commerce, cursos, distribuição de revista do setor (encartada no jornal "Diário do Comércio") e o WebFórum.