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10 Resoluções de Ano Novo para Pequenas Empresas e Empreendedores

24/01/2012 - Eu gosto de pensar em resoluções para o dia e não para o ano.
Além das tradicionais promessas de parar de fumar, emagrecer,  economizar dinheiro, blá blá blá, que tipo de promessa de ano novo você fará para si mesmo como empreendedor ou chefe de uma pequena empresa?

Aqui vão algumas resoluções de ano novo que recomendo a você levar em conta quando fizer promessas a si mesmo para o ano que se aproxima.

1. Fazer apenas 2 ou 3 coisas. Uma das vantagens de ser pequeno é que você consegue fazer o que quiser; entrar em novos mercados, adicionar linhas de produtos, contratar novos funcionários, investir em um novo escritório etc; por outro lado, o problema é que você acaba se metendo em coisas que não dão muito resultado com uma equipe que não manja nada de nada. Em 2012 escolha duas ou três coisas para fazer e trabalhe duro todos os dias para que o micro-cosmos que te cerca possa perceber você como especialista nesses assuntos.

2. Dobrar de tamanho a cada três meses. A única maneira de reter pessoas de talento é dando resultado. TODO SANTO MÊS a sua empresa tem que demonstrar resultados que deixam todos orgulhosos do trabalho que fazem. Pessoas talentosas não gostam de trabalhar para empresas que não batem metas. Portanto, seja paranóico por crescimento, resultado, senso de urgência e foco.

3. Invista no Staff da Empresa. Quem é o seu braço direito? Quem é o seu braço esquerdo? Quem faz parte do staff da empresa? Entenda por staff aquele grupo de gerentes ou diretores ou pessoas de confiança que tem a responsabilidade de fazer a empresa acontecer. Estabeleça encontros mensais e semanais com essa turma para discutir os objetivos e o que cada um está fazendo. Faça com que todos os membros do staff estejam 100% alinhados uns com os outros e comprometidos com os objetivos da empresa.

4. Corte a cabeça dos pangarés. Demita todas as pessoas que dão desculpas quando não conseguem entregar resultados, que choram pelos corredores afetando o positivismo dos colegas, que precisam de palestras motivacionais para sair do lugar, enfim, corte os pangarés sem nenhuma dó, e fique apenas com quem faz a diferença, tem brilho nos olhos, é engajado com a empresa, e se entrega de corpo e alma com o que está fazendo.

5. Educação para todos. Treinamento, Palestras, Cursos, Workshops, online ou offline, extensos ou intensivos, no Brasil ou até fora do país, enfim, invista na educação dos funcionários da empresa.  Invista, e cobre resultados imediatos com aquilo que eles aprenderam dentro das salas de aula. A combinação de treinamento + senso de urgência + liderança do staff + foco são os ingredientes necessários para trazer resultados imediatos para o investimento que você fez nas pessoas.

6. Torne-se uma empresa social. O primeiro web seminário da BIZ em 2012 vai se chamar "A Empresa Social". A "onda" da Facebook não é uma moda passageira. O mundo passa por uma revolução muito séria que está afetando todos os negócios. YouTube, Blogs, Facebook, Twitter, Linkedin, Foursquare, Messenger, Comunidades, Mobile são iniciativas que a sua empresa e todos os funcionários precisam assumir como parte do negócio. Em 2012 você tem que perder o medo de deixar os funcionários surfando nas redes sociais. Ao invés de controlar o acesso a internet, cobre resultados, seja pragmático e objetivo.

7. Seja LOUCO em 2012! Experimente algo novo e bem louco em 2012. Tente vender um produto ou serviço com uma condição que você nunca fez. Crie um serviço com um custo/benefício incrivelmente barato. Crie meses temáticos e decore o escritório de acordo. Lance um programa de vídeos. Dê palestras em escolas públicas. Coloque um novo web site no ar. Empacote a sua empresa no formato de um aplicativo para iPhone e iPad. Não trabalhe as sextas-feiras. Deixe as pessoas trabalharem das suas casas uma ou duas vezes por semana. Reduza o tamanho do escritório. Não é fácil, mas quebre a cabeça para encontrar um Oceano Azul para a sua empresa!

8. Envolva o cliente em tudo que você faz. Em 2012 aproxime-se dos clientes como nunca! Faça pesquisas de satisfação. Crie fóruns de discussão entre clientes. Crie um comitê dos melhores clientes. Crie um programa de fidelidade para os melhores clientes. Estabeleça uma agenda de visitas periódicas a clientes para serem feitas pelo presidente da sua empresa. Crie novos pontos de contatos com os clientes da empresa via Facebook, Twitter, Foursquare, Blogs entre outros.

9. Estabeleça uma comunicação consistente e frequente com os clientes. Tenha uma e-news por onde você envia semanalmente artigos interessantes; levante um blog onde você publica posts relevantes com frequência; crie uma série de eventos online ou offline para compartilhar conhecimento; engaje os clientes nas suas redes sociais; comunique-se proativamente e agressivamente com todos os seus clientes em 2012!

10. Siga o Livro, mas Seja o Autor! A empresa tem que ter um plano de marketing e negócios, e o plano tem que ser por escrito, e a turma tem que seguir o plano, e o plano tem que ser revisado de tempos em tempos, e o plano tem que dar resultados. Em uma pequena empresa, todos os poucos e bons recursos que a empresa tem precisam estar alinhados com o objetivo da empresa. Nenhuma pequena empresa pode se dar ao luxo de deixar um recurso remando sozinho para um lugar diferente da maioria. Para que todos estejam juntos tem que haver um plano por escrito. Não abra mão de ter um plano em 2012.

Tá bom ou quer mais?

Espero que 2011 tenha sido um ano fantástico para você, mas espero que 2012 seja um ano FODÁSTICO cheio de maravilhosos acontecimentos e realizações.

Tá com medinho?

Pede para sair!

Que venha 2012!!!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

* Ricardo Jordão Magalhães

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