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12 Idéias de Marketing para 2012

06/12/2011 -

E ai, já começou a pensar no seu Plano de Marketing QUEBRA TUDO para 2012?
O meu palpite é que você nem começou a pensar nesse assunto.Acertei?

O lado bom da coisa é que você pode começar a pensar nesse assunto agora mesmo levando em conta algumas idéias de marketing que acredito que você tem que levar em conta para 2012.
São idéias estratégias, táticas, pontuais, dê o nome que quiser, mas recomendo colocá-las em prática antes que o mundo acabe para a sua empresa em 2012. Aqui vão elas:

1. Fazer negócios com você TEM QUE SER divertido.
 A era sisuda de fazer negócios já era. A vida é muito dura para ser levada tão a sério. Clientes, Fornecedores, Funcionários e Parceiros estão super ansiosos por fazer negócios com seres humanos divertidos, criativos, autênticos, desmascarados e completos.O web site da sua empresa tem que ser divertido, os textos dos seus produtos tem que ser divertidos, as fotos dos produtos tem que ser divertidas, os VÍDEOS da empresa tem que ser divertidos, o futuro aplicativo mobile da empresa tem que ser divertido, o atendimento de vendas tem que ser divertido, o ambiente de trabalho tem que ser divertido, as reuniões tem que ser divertidas. Eu entendo que especialmente no Brasil é difícil criar um ambiente divertido sem perder o profissionalismo. Você oferece a mão, a galera pega o braço, mas ainda assim, se em paralelo você aplicar metas, métricas de performance e objetivos claros de negócios, é possível ter um ambiente divertido dentro do mundo corporativo. A idéia da diversão representa um grande desafio para os marketeiros das empresas. O conceito não cabe em manuais de uso de marca. Pelo contrário, as DROGAS dos manuais de uso de marca são responsáveis por justamante ENGESSAR a marca da empresa e dar CONTROLE TOTAL para os marketeiros sisudos e ultrapassados manterem todo tipo de controle. Se o Google, que é o Google, bagunça com a própria marca quando celebra alguma data especial, por que você, que nem de perto é uma Google, é rabugento com a sua marquinha???DEIXA TODO MUNDO SE DIVERTIR com a marca da empresa!!!O MARKETING TEM QUE SER DIVERTIDO!

2. A sua empresa tem que entrar na Era do Vídeo!
17% de todas as televisões vendidas no Brasil em 2011 serão TVs com conexão a internet. Estima-se que até 2015 75% das televisões vendidas terão acesso a internet. Internet e TV, tudo a ver!Imagina o que vai acontecer com a televisão & internet quando a Apple lancar a AppleTV no ano que vem, o tráfego vai explodir!Em 2013, 90% de todo o tráfego na web será VÍDEO. Os vídeos do YouTube tiveram mais de 3,5 bilhões de visualizações no mês passado, um crescimento de 500 milhões em apenas seis meses. REVOLUTION TOTAL!!!A rede bobo tá danada! A bicha terá que dividir a atenção da sua audiência com o YouTube, a Netflix, o TED, o Direto das Trincheiras, e, se você acelerar o ritmo, com o programa de vídeos da sua empresa.Uma pessoa lê, dez escutam música, mil assistem vídeos. Nunca se esqueça disso. Vídeo é muito poderoso. Vídeo é um recurso de marketing que até pouco tempo atrás estava restrito a meia dúzia de produtores e canais globais. Essa era já era. Existem hoje centenas de estúdios e profissionais de vídeos disponíveis para te ajudar a criar a BIZREVOLUTION.tv da sua empresa. Você PRECISA entrar na era do vídeo. Vídeo é Viral, Vídeo é Divertido, Vídeo é Poderoso!Você PRECISA fazer vídeos de testemunhais de clientes, casos de sucesso, palestras técnicas, apresentações e demonstrações de produtos, resenhas de produtos, entrevistas com especialistas, análises de tendências, dicas sobre como fazer as coisas, enfim, você precisa entrar na era do vídeo. Tá esperando o quê?

3. Chega de muros, chega de paranóia, a sua empresa tem que ser Social!
Nós somos o resultado da rede de relacionamentos que conseguimos formar durante a nossa vida. Quanto maiores forem as redes de relacionamentos dos funcionários da sua empresa, maiores serão as oportunidades de negócios que a sua empresa terá. Em 2012, a sua empresa PRECISA incentivar e premiar a sociabilidade dos seus funcionários. Em 2012, permita que a galera use as redes sociais durante o horário de trabalho, e premie aqueles que fizerem o melhor uso das redes sociais. Premie o funcionário que apresentar o maior crescimento de número de seguidores da sua marca pessoal; premie o funcionário que melhor engajar os clientes da empresa nas suas redes sociais pessoais; premie o funcionário que tiver o maior número de comentários no texto que escreveu e publicou no blog da empresa; premie o funcionário que obter o maior número de "likes" na Facebook.Premie o funcionário que der as caras para bater nos vídeos da empresa, premie o funcionário que transformar os relacionamentos virtuais que levantou em relacionamentos cara-a-cara. Em 2012, premie o funcionário que participar do maior número de eventos presenciais ou on-line, premie o funcionário mais sociável.Pessoas compram de pessoas, não de empresas. Trabalhe duro em 2012 para deixar claro para os clientes que a sua empresa é formada por seres humanos que adoram interagir com outros seres humanos.

4. Meça a Satisfação do Usuário, e não a Satisfação do Consumidor.
Para muita gente o mundo dos negócios é a arena do toma lá dá cá, tipo "Se não vai comprar nada, cai fora". Dá para contar nos dedos de uma mão e ainda vão sobrar muitos dedos, as empresas que incentivam os seus consumidores a se tornarem usuárias dos serviços da empresa. Explico.A grande maioria das empresas quer apenas que o consumidor consuma a droga do produto que vendem e caiam fora o mais rápido possível. Não existem sofás e cadeiras para você relaxar dentro das lojas de varejo. Não existe conteúdo relevante dentro dos web sites das empresas. Ninguém faz esforço nenhum para fazer você permanecer na loja depois que comprou!Ao terminar a sua refeição em 95% dos restaurantes que tem por ai, você é imediatamente convidado a se retirar para livrar a mesa para o próximo consumidor. No Frans Café, por exemplo, não existe uma única maldita tomada de energia elétrica para o consumidor plugar o seu notebook enquanto consome o seu cafezinho. A Starbucks, por outro lado, oferece uma dúzia de tomadas em seus restaurantes. A idéia aqui é criar situações online ou offline que incentivem a permanência do seu cliente DENTRO da sua empresa. As agências de propaganda, escritórios de advocacia, engenharia ou mesmo contabilidade, poderiam criar a SALA DO CLIENTE dentro dos seus escritórios, e incentivá-los a trabalhar de lá mesmo; as lojas de varejo poderiam oferecer eventos e palestras para incentivar o seu cliente a permanecer mais tempo dentro das lojas; as empresas poderiam fazer uso da sua Fan Page na Facebook para criar um espaço de troca de idéias.Em 2012, você deveria medir a quantidade de tempo que o seu cliente permanece em contato com você, e não apenas o número de transações.

5. CRM feito pelo Cliente.
Para muitos vendedores e marketeiros que tem por ai, CRM ainda significa Conselho Regional de Medicina. Ninguém usa software de CRM no Brasil. É uma vergonha. As razões são diversas: desconhecimento da matéria, boicote da força de vendas, falta de planejamento comercial e muito mais. Em 2012 eu recomendo a você adotar uma nova estratégia com relação a CRM: incentive o próprio cliente a manter atualizado o seu próprio "cadastro". Se você trabalha com clientes-pessoas físicas, incentive o cliente a usar o Foursquare. Ao fazer o "check-in" na sua empresa no Foursquare, o cliente automaticamente deixa sua marca digital com todos os seus dados no seu banco de dados. Se você trabalha com clientes-pessoas jurídicas, recheie o seu web site com diferentes formulários que capturam diferentes dados dos seus clientes em troca de download de e-books, vídeos, artigos e muito mais.Chega de esperar pela boa vontade dos vendedores. Deixe o cliente te ajudar.

6. Funcionários e Clientes como uma extensão do departamento de marketing da empresa.
O que pensa o seu cliente? Quais são as suas necessidades? Quais são os seus objetivos? Parece coisa de maluco mas apenas meia dúzia de empresas sabe quais serão as necessidades dos seus clientes em 2012. Em 2012 você precisa trazer a turma que influencia o seu negócio - clientes e funcionários - para dentro do departamento de marketing. Em 2012 compartilhe documentos "secretos" com clientes-chaves, formente uma comunidade fechada com a participação de clientes estratégicos, permita a livre expressão de feedbacks positivos e negativos sobre a sua empresa, deixe os seus clientes participarem do processo de decisão de inclusão de novos produtos e serviços. Em 2012 transforme os funcionários da empresa em blogueiros, twiteiros, videomakers e ombudsman, mas ACIMA DE TUDO, crie situações transparentes onde os funcionários podem compartilhar livremente todas as suas idéias sobre o desenvolvimento da empresa. Em 2012 use as redes sociais e a web para te ajudar a definir o que é a sua empresa, quais produtos você deve vender, quais serviços você deve oferecer.Marketing é muito importante para ficar restrito apenas a um departamento da empresa.

7. Seminário Reverso.
Além das palestras e eventos que você realmente deve fazer para promover a sua empresa para os quatro cantos do mundo, que tal criar um momento dentro da sua empresa onde os seus funcionários assistem os clientes palestrar sobre suas estratégias e objetivos?Vá buscar o cara de limusine, estenda o tapete vermelho por todo o escritório, convide todos os funcionários chaves para participar da palestra - principalmente aqueles imbecis que acham que os melhores clientes são chatos.Os Seminários Reversos são uma oportunidade única para a empresa aprender sobre as estratégias e objetivos do cliente para os próximos meses, ouvir o que o cliente tem a dizer sobre a empresa,  e o que ele espera dos seus melhores fornecedores.

8. Receita recorrente
Não seria o máximo se você pudesse começar o mês com 70% do faturamento garantido? Então porque você não começa a vender assinaturas de serviços ou contratos de manutenção de produtos? Todos os produtos do planeta poderiam ser vendidos por assinatura. Carros, computadores, serviços de lavanderia, telefones, flores, cursos, livros, roupas, consultoria, absolutamente tudo. O modelo de receita recorrente é uma maneira de forçar a sua empresa a sair do modelo de vendas transacionais onde o vendedor se importa apenas com a sua meta e a empurroterapia de produtos, e migrar para o modelo onde o que importa é construir relacionamentos e estar presente dentro do cliente.

9. Compre 5, doamos 1
50% das ONGs que tem por ai são entidades de fachada criadas para lavar dinheiro ou ajudar a empresa-mantenedora a pagar menos impostos. Ao invés de criar uma ONG ou Fundação ou qualquer coisa do tipo para ajudar uma causa que não tem nada a ver com o que você faz todos os dias, simplesmente doe alguns dos produtos que você vende para quem precisa. Se você vende computadores, doe 1 a cada 5 computadores que vender; se você vende sapatos, doe 1 a cada 5 pares de sapatos que você vender; se você está no negócio de transportes, de cada 5 passageiros que você transportar, doe 1 assento para quem precisa; se você está no negócio da educação, doe 1 curso a cada 5 que você vender. Eu faço isso desde sempre. Em todos os meus cursos, palestras e web seminários tem gente participando de graça. Se o produto que nós vendemos realmente resolve os problemas da humanidade, por que não usá-lo para ajudar as pessoas?

10. Ninguém precisa de vendedor de solução, o Cliente precisa de Especialistas.
Na teoria acredita-se que o cliente prefere comprar tudo em um único lugar. Por conta disso surgiram milhares de malucos dizendo que vendem a "solução completa". Bobagem. Na prática o cliente já experimentou comprar tudo em um único lugar e percebeu que o cara que diz que vende tudo não entende de nada. Hoje, o cliente procura por especialistas. Os problemas dos clientes estão ficando cada vez mais complexos e específicos, portanto, sai dessa de vender solução, e concentre todos os seus esforços em se especializar em duas ou três coisas. Na prática é loucura vender a tal da solução. Se você fizer a conta vai perceber que custa muito caro para você lidar com diferentes fornecedores para conseguir entregar a tal solução completa. Talvez alguns clientes até achem o máximo esse seu esforço, mas na prática você está se esforçando demais para ter retorno de menos. Entre em 2012 cortando as gordurinhas da empresa! Rapa fora 50% do seu mix de produtos, solucões e serviços e FOCO em ser melhor em pouquíssimas coisas.

11. Crie um Software para competir com a Microsoft.
O Século 21 é o século do software. Absolutamente TODOS os profissionais desse planeta deveriam transformar o seu conhecimento em um software que pudesse ajudá-lo a fazer mais com menos e ainda se relacionar com os seus clientes. Hoje as pessoas e as empresas resolvem muitos dos seus problemas particulares criando planilhas e documentos chinfrim com o Excel ou Word da Microsoft. Essa era está acabando. Um pediatra, por exemplo, poderia registrar todo o histórico dos atendimentos que realiza para seus pequenos pacientes em um software que transmitiria via web todo o mapa do que aconteceu, e as tarefas que os pais tem pela frente. Mecânicos, dentistas, consultores, vendedores de sabonete, papel, prestadores de serviços de todos os tipos, todos poderiam transformar para melhor a maneira que trabalham ao incluir um software no meio do caminho. Seja qual for a indústria ou segmento de mercado que você atua hoje, um dia você será uma empresa de software. Por que não em 2012?

12. Lute para acabar com o marketing!
 Marketing é Tudo. Tudo é Marketing. O pior e o melhor do mundo foi criado, divulgado e promovido pela turma do marketing. Hitler é filho do marketing, o iPad é filho do marketing. Em 2012 lute para transformar o marketing da sua empresa em um verdadeiro aliado de um mundo dos negócios mais real e autêntico. O marketing dos publicitários já era. O produto tem que ser dúca, as pessoas que entregam os produtos tem que ser dúca, a proposta da empresa tem que ser objetiva. Os melhores clientes vão ignorar a sua propaganda, e pular direto para "O que você tem para mim?".50 anos atrás o marketing foi inventado com a missão de entender e atender as necessidades dos clientes. Passados 50 anos, chegou a hora de cumprir essa missão e parar de enfeitar o pavão com filosofia de cerveja.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim!
E Você?


 


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