Nos dias de hoje o marketing na Internet não é mais uma questão de escolha, é uma ação imprescindível para se manter competitivo. Como toda regra, existem exceções, e o marketing via Internet não se aplica a todos os tipos de negócio.
A realidade é que muitos negócios não exploram adequadamente o potencial existente no marketing via Internet, e com o tempo acabarão perdendo espaço para os concorrentes. Outros têm medo de mudanças, ou acham que a Internet é uma coisa muito complicada e deixam a iniciativa sempre para um futuro que nunca chega. A realidade dos fatos é que o marketing via Internet cresce dia a dia, e chegará uma hora que os negócios que não estão integrados começarão a perder competitividade.
A seguir apresento 12 razões que explicam por que seu negócio deve se integrar á Internet:
1- A tecnologia gera vantagem competitiva – hoje em dia o custo da tecnologia é muito mais acessível, permitindo que pequenas e médias empresas possam atender seus clientes, utilizando a mesma tecnologia de grandes corporações (e-mail com recursos de respostas automáticas, comércio eletrônico e até a entrega via web de produtos digitais).
2- Marketing de nicho - a Internet criou a oportunidade de se explorar diversos nichos de mercado, que não existiam anteriormente ou eram muito caros de serem explorados.
3- Gerar credibilidade – com um site profissional bem planejado e elaborado, é possível transmitir uma imagem e aparência semelhante a uma grande organização.
4- Baixo custo – comparado a outras mídias, a Internet permite a pequenas e médias empresas realizarem promoção e propaganda a custos consideravelmente mais baixos. Não quero dizer que se possa substituir outras mídias, mas ela é mais barata do que comerciais na televisão, rádio, jornal e até mesmo malas diretas.
5- Funciona 24 horas/dia nos 7 dias da semana – automatizando um website, um negócio pode funcionar mais horas sem incorrer em custos extras.
6- Conveniência – hoje um dos recursos mais escassos das pessoas é a disponibilidade de tempo. A Internet propicia o acesso a informações a respeito de novos produtos/serviços de modo conveniente, com privacidade, economizando tempo e custos de deslocamento.
7- Alcança uma audiência global – não existem barreiras geográficas na Internet. Com a utilização de ferramentas de busca, os internautas podem localizar e adquirir produtos e serviços de qualquer lugar do mundo.
8- Relacionamento se torna mais fácil – a Internet possibilita capturar informações dos prospects e clientes, permitindo desenvolver um relacionamento e obter feed back de seu público.
9- Dúvidas mais freqüentes – perguntas que normalmente seria respondida por telefone podem ser respondidas automaticamente ou disponibilizadas aos clientes, liberando linhas telefônicas e tempo de funcionários.Ale de ser um excelente auxílio às vendas.
10- Interatividade – a Internet está muito dinâmica, permitindo automatizar características de produtos, conteúdo e utilização de mídias interativas (vídeos e multimídia).
11- Teste de novos produtos – pela Internet é possível criar meios rápidos e baratos para conduzir pesquisas de mercado.
12- Criar promoções de ocasião – é muito fácil criar ou modificar promoções via Internet. As promoções podem ser disparadas quase que instantaneamente. Ofertas por tempo determinado relacionadas a produtos ou concursos são utilizadas para atrair clientes e gerar mais vendas.
Estas novas tecnologias estão cortando custos e diminuindo o tempo do ciclo de vida de produtos e serviços, bem como permitindo acelerar a capacidade de reação dos concorrentes.Por isto o marketing na Internet não é mais uma questão de escolha, é uma ação imprescindível para se manter competitivo.
Max Ribeiro
Administrador de Empresas e MBA Marketing FIA/FEA/USP.
Atua no planejamento e atendimento de projetos de
comunicação interativa e como consultor de marketing
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