Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

5 dicas para o sucesso de uma campanha de marketing viral

02/07/2013 -

O marketing viral é uma das ferramentas mais utilizadas pelas marcas para fazer seu nome conhecido nas redes sociais. Para as empresas, é fascinante a ideia de que um cliente possa fazer o seu trabalho de comunicação e “contaminar” outros usuários com os benefícios da marca.

É também uma oportunidade para startups ganharem dinheiro para intermediar a comunicação de grandes empresas com seus consumidores.

Shadi Halloun é um empreendedor que ganha a vida com marketing viral. Ele é palestino e trabalha há sete anos comandando campanhas virais de sua casa, no epicentro do conflito no Oriente Médio. Em um trabalho escrito para o grupo ArabCrunch, ele mostra que, com cuidados simples, é possível maximizar o sucesso das campanhas – e ganhar dinheiro – na internet.

Prepare-se para um tráfego gigantesco
No marketing viral, não há meio-termo. Ou sonhe alto ou falhe pesado. Halloun conta que, em uma de suas campanhas, teve 400 mil redirecionamentos ao seu website em um dia. Mas o serviço de hospedagem não suportou o tráfego, e a conta do empreendedor foi suspensa porque congestionou os servidores do prestador de serviço.

Planeje a monetização
Tráfego alto não significa grandes receitas. É preciso traçar um plano preciso de como a empresa irá converter isso em dinheiro.

A ideia é tudo
Halloun tem duas regras para prender a atenção do visitante. 1. Conteúdo interessante para as pessoas. Ninguém irá clicar em um link do Facebook se não houver algo que lhe chame a atenção. Você pode deixar seu conteúdo mais interessante ao colocar elementos como estatísticas e perguntas engraçadas, seguindo as sugestões do Google Trends. 2. Trabalhe em cima de sentimentos. Pessoas compartilham conteúdos que as fizeram ter sentimentos e sensações. Elas se comunicam quando ficam emotivas.

Espere um pouco para monetizar
Os usuários detestam propagandas online. Antes de a sua campanha realmente se tornar viral, é preciso esperar para ter um volume de tráfego suficiente. Só após isso acontecer você deve começar a monetizar - mas não sature sua página com conteúdo que possa irritar seu visitante.

Estimule o compartilhamento
Pode soar simples, mas convidar as pessoas a compartilhar causa uma grande interação entre os usuários.

5 dicas para o sucesso de uma campanha de marketing viral


Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia