O marketing viral é uma das ferramentas mais utilizadas pelas marcas para fazer seu nome conhecido nas redes sociais. Para as empresas, é fascinante a ideia de que um cliente possa fazer o seu trabalho de comunicação e “contaminar” outros usuários com os benefícios da marca.
É também uma oportunidade para startups ganharem dinheiro para intermediar a comunicação de grandes empresas com seus consumidores.
Shadi Halloun é um empreendedor que ganha a vida com marketing viral. Ele é palestino e trabalha há sete anos comandando campanhas virais de sua casa, no epicentro do conflito no Oriente Médio. Em um trabalho escrito para o grupo ArabCrunch, ele mostra que, com cuidados simples, é possível maximizar o sucesso das campanhas – e ganhar dinheiro – na internet.
Prepare-se para um tráfego gigantesco
No marketing viral, não há meio-termo. Ou sonhe alto ou falhe pesado. Halloun conta que, em uma de suas campanhas, teve 400 mil redirecionamentos ao seu website em um dia. Mas o serviço de hospedagem não suportou o tráfego, e a conta do empreendedor foi suspensa porque congestionou os servidores do prestador de serviço.
Planeje a monetização
Tráfego alto não significa grandes receitas. É preciso traçar um plano preciso de como a empresa irá converter isso em dinheiro.
A ideia é tudo
Halloun tem duas regras para prender a atenção do visitante. 1. Conteúdo interessante para as pessoas. Ninguém irá clicar em um link do Facebook se não houver algo que lhe chame a atenção. Você pode deixar seu conteúdo mais interessante ao colocar elementos como estatísticas e perguntas engraçadas, seguindo as sugestões do Google Trends. 2. Trabalhe em cima de sentimentos. Pessoas compartilham conteúdos que as fizeram ter sentimentos e sensações. Elas se comunicam quando ficam emotivas.
Espere um pouco para monetizar
Os usuários detestam propagandas online. Antes de a sua campanha realmente se tornar viral, é preciso esperar para ter um volume de tráfego suficiente. Só após isso acontecer você deve começar a monetizar - mas não sature sua página com conteúdo que possa irritar seu visitante.
Estimule o compartilhamento
Pode soar simples, mas convidar as pessoas a compartilhar causa uma grande interação entre os usuários.
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