Habilidades de todos os tipos são necessárias para se destacar no trabalho. Enquanto visão profissional e criatividade são qualidades importantes, a inteligência emocional têm sido decisiva em cargos de liderança.
Em um artigo do site Fast Company, o autor e palestrante Harvey Deutschendorf, citou um estudo para mostrar que 90% de profissionais bem sucedidos sabem lidar com suas emoções. Instituições renomadas, como a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estão começando a avaliar os níveis de inteligência emocionais como critério para o ingresso à faculdade. A boa notícia é que todos podem trabalhar essa característica. As cinco dicas a seguir podem ajudar.
1. Melhore a autoconsciência
Grandes líderes fazem do desenvolvimento pessoal um objetivo para a vida. Eles encontram pessoas que apontem a verdade sobre eles mesmos, assim como sobre o ainda falta ser trabalhado. Eles buscam organizações para acolhê-los, ou então contratam um coach que seja honesto na hora do feedback. Líderes reconhecem e aceitam que podem sempre melhorar. Eles enxergam os imprevistos como oportunidades para melhorar e passam esse ideal para outras pessoas.
2. Desenvolva a habilidade de ouvir
Quando o assunto é comunicação, o componente mais renegado costuma ser a audição. No entanto, profissionais de sucesso são conscientes da importância de ouvir o outro. Eles reconhecem que todos desejam ser ouvidos. Ao prestar mais atenção no que as pessoas têm a dizer, não só mais informação é absorvida, como fica mais fácil captar mensagens subjetivas por trás das falas. As pessoas costumam pensar no que vão responder antes mesmo de ouvirem até o fim a fala das outras, o que as impede de realmente entenderem a mensagem que está sendo passada. Uma boa técnica é segurar a fala até que o outro conclua sua ideia e depois tentar repetir tudo o que foi dito.
3. Demonstre interesse genuíno pelas pessoas que lidera
Um líder de inteligência emocional não só decora o nome de todos em seu ambiente de trabalho, como descobre o máximo possível sobre cada um deles. O que é importante para seus funcionários? Como são suas famílias, quais são seus interesses e hobbies? Há casos de chefes que registram informações sobre seus funcionários e, ao os ver, lembra-se de perguntar sobre algo em específico.
4. Saiba gerenciar as emoções dos outros e as suas
Lidar com emoções no ambiente de trabalho é algo crucial. Profissionais que desenvolvem a inteligência emocional aprendem a não responderem imediatamente em diferentes situações. Eles também são capazes de captar sentimentos muitas vezes ocultos pela fala. Trata-se de uma habilidade importante para aprimorar relações de trabalho baseadas na lealdade. Funcionários esperam, acima de tudo, serem ouvidos. Na maioria das vezes não há uma solução fácil e rápida para isso. Uma boa dose de inteligência emocional faz com que os nervos sejam acalmados e os sentimentos compreendidos.
5. Aprenda a ser grato
Ao responderam ao que são gratos, bons líderes rapidamente formarão uma longa lista. Eles sempre agradecem aos outros pelo que conquistaram. Uma forma de desenvolver gratidão é manter um livro de agradecimentos. Todas as manhãs, antes de qualquer outra atividade, é recomendável que dez itens sejam anotados. A prática ajuda a manter uma atitude positiva e a motivação ao longo do dia. Envolver-se com trabalho voluntário é também é uma boa maneira de estimular a gratidão.
* Redação Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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