Participar de encontros de networking o deixa com suor nas mãos, frio na barriga e boca seca? Claro que entrar em uma sala onde você não conhece ninguém e terá de se aproximar desses estranhos não é uma perspectiva muito agradável. Mas não é preciso ficar em um canto esperando que alguém tenha dó e venha começar uma conversa com você.
Inscrever-se nesses eventos com um pouco de estratégia pode ajudá-lo muito, de acordo com a relações-públicas Melissa Cassera, presidente da consultoria Cassera Communications. A especialista publicou no site do Young Entrepreneur Council algumas dicas para superar o nervosismo, quebrar o gelo e conseguir bons contatos de negócios.
1. Pergunte: “O que o traz aqui hoje?”
Essa é uma questão ótima para fazer uma aproximação e aprender um pouco sobre os objetivos dos outros participantes do encontro. Isso também dá ao interlocutor a oportunidade para que conte sobre seu próprio negócio, enquanto você ouve atentamente.
2. Aja naturalmente. Não tem o que dizer?
Você provavelmente não é o único nessa situação. Aborde uma pessoa, se apresente e depois diga a ela que é a sua primeira vez no local e você não conhece ninguém ali. As pessoas vão simpatizar com a sua sinceridade.
3. Decida com antecedência quem você quer conhecer.
Olhe a lista de participantes antes do evento. Se houver alguém que você queira muito encontrar, faça um esforço para que isso aconteça! A pessoa ficará feliz com a sua dedicação.
4. Compartilhe notícias relevantes.
Se você vai a um evento específico de um setor, leia antes as últimas novidades da área. Estatísticas, novos modelos industriais ou notícias quentes viram bons pontos para iniciar uma conversa.
5. Planeje uma ação pós-evento. Sempre pegue cartões de visita.
Não espere até que as pessoas entrem em contato com você. Tome a iniciativa e faça o follow-up você mesmo!
* Mariana Iwakura é editora do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios e sempre procura histórias de empreendedorismo e de inovação
Voltar | Índice de Artigos |