Fácil falar de coisas que nos pertencem, e mais fácil ainda, identificar o que fazemos melhor do que os nossos concorrentes. Mas será que você e sua empresa estão fazendo essa avaliação de maneira correta?
Será que você pensa como cliente ou como fornecedor?
Não importa se você vende produtos os serviços, ainda assim acredito que as empresas não têm pensado de verdade no que seus clientes gostariam de comprar, usar ou consumir. Prova disso é que cada vez mais vemos clientes e consumidores partindo para tomar iniciativas próprias para satisfazer suas necessidades.
Mas será que essa não seria a obrigação das empresas?
Há três meses foi lançado na rede um site que fala sobre cinema, mas com foco totalmente diferente, voltado aos clientes de locadoras. O site www.pipocadigital.com tem como objetivo principal atender as necessidades dos telespectadores que gostam de assistir filmes em casa, mas passam por alguns apertos nas locadoras.
Na pagina " O que é o Pipoca Digital? " os idealizadores do projeto se identificam e ensinam de maneira muito rápida como navegar, deixando claro que sua intenção é a de trazer ao publico leigo, um Website descontraído para quem gosta de assistir filmes e não tem tempo, nem paciência, pra ficar horas na locadora querendo saber mais sobre o que anda pelas prateleiras, já que essa movimentação tem sido tão rápida.
Sem pretensões de gerar discussões ao avaliar os lançamentos eles parecem vir com a missão de ajudar telespectadores perdidos a escolher os filmes que vão levar pra casa de acordo com o seu estilo, mostrando sempre o ponto de vista de quem procura entretenimento e não avaliações intelectuais sobre cinema.
Eles simplesmente assistem aos filmes e escrevem o que acharam sobre eles, em criticas curtas e bem humoradas. É uma leitura opcional e bastante divertida.
O site também traz como diferencial dois tipos de critica, uma escrita por um homem que se identifica como “Pipoca Salgada” e outra redigida por uma mulher de nome “Pipoca Doce”, reforçando o que todos nós já sabíamos, que homens e mulheres não têm a mesma opinião, e isso dá certo charme as criticas que ficam ainda melhores quando eles assistem algo que não gostam.
Fica muito claro para os visitantes do site, que os “Pipocas’, como eles se auto denominam, não lêem criticas de cinema de jornalistas especializados, porque elas não lhes interessam.
Parece-me que eles como muitos de nós, buscam cinema como diversão e por isso se sentem muito a vontade para criticar ou elogiar esse ou aquele filme.
Os “Pipocas” são pessoas comuns escrevendo criticas diferentes. Não se auto tratam como críticos, e nem como especialistas, só escrevem para que seu público acabe de alguma maneira se identificando com o que lê.
Os comentários não estragam eventuais surpresas dos filmes, ou induzem as pessoas a boicotar este ou aquele assunto ou filme, não são ofensivos e a redação é bastante clara, e suficientemente correta.
Em menos de três meses na rede, o site já recebeu mais de 800 visitas. realizando uma media diária de 14 visitas aonde cada visitante navega por, em media, 4 páginas por visita, o que a principio nem parece tanto assim, mas quando levamos em conta que o site não tem patrocínio, nem anunciantes (por enquanto), não faz nenhum tipo de mídia ou parceria para divulgação, podemos ver que esse número se transforma num verdadeiro milagre.
Então fica aí uma questão no ar:
O que os seus clientes estão procurando?
Simplicidade, talvez?
Rapidez e facilidade para buscar o que precisam sem qualquer empecilho?
Seus clientes não querem só consumir, eles querem fazer isso com prazer, e isso também você quer que eles façam.
Enquanto os empresários estão tomados por gráficos de consumo, preocupações em interpretar expressões com “demanda” e “necessidades de mercado”, e totalmente envolvidos com a qualificação de suas contratações, e a famosa geração de lucros e resultados, seus clientes estão tomando iniciativas simples e baratas para atender as suas próprias necessidades.
Trabalho esse que deveria estar sendo feito pelas empresas.
Iniciativas como a do site “Pipoca Digital” nos fazem pensar como é mais simples atender o cliente do que imaginamos.
Talvez estejamos tão confusos com tantas regras, pós-graduações e MBA’s que nos obrigam a fazer, que estejamos esquecendo o principal. Nos colocar no lugar daqueles que consomem o que vendemos. O que eles realmente querem? Do que precisam?
Enquanto você analisa seu concorrente, focado em descobrir o que você e sua empresa fazem melhor, que tal começar a pensar no seu consumidor. Ele está sendo atendido? Porque será que está cada vez mais difícil fidelizar? Planejamento de mídia? Gastos com divulgação e publicidade? Investimentos em contratação ?
Não seria melhor humanizar?
Chegar mais perto de quem compra o que você tem pra vender ?
Talvez, seja muito mais simples do que parece, e quem sabe a grama do vizinho nem é tão mais verde assim.
Artigo enviado por Márcia Assaf, Consultora de Marketing
Site: www.marciaassaf.com
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