Jayme Lerner, especialista em mobilidade e sustentabilidade urbanas, diz que "a criatividade é a arte de relacionar". Assim como o é para urbanismo, também o é para outras áreas, inclusive vendas.
Um vendedor de software criativo é aquele que enxerga conexões entre clientes já em carteira e clientes potenciais, facilitando a sua respectiva abordagem de venda pelo exercício do espelhamento.
Um vendedor de software criativo se preocupa em, constantemente, ver o que pode ser criado (o que falta), eliminado (o que não faz falta), aumentado (o que precisa a mais) ou reduzido (o que sobra) no seu dia-a-dia ( "Eliminate- Reduce-Raise-Create Grid", de W. Chan Kim).
Um vendedor de software criativo se inspira na vida para entender que o processo da venda, ele também, tem um movimento de "pulsação", onde a carga deve ter seus momentos de alívio e o trabalho intenso deve ser sucedido por um descanso breve, tanto da parte do vendedor como da parte do comprador.
Um vendedor de software é criativo até para perceber que a criatividade sem limites e a improvisação contínua lhe serão negativas no dia-a-dia. Será atuando como um criativo disciplinado que ele mais poderá se beneficiar de ser criativo...
Autora: Aísa
Voltar | Índice de Artigos |