A exportação de serviços
15/01/2007 - O Brasil continua positivamente nas exportações e é com base nisso que dá origem há muitos serviços.
Isso não quer dizer que estamos seguros, mas estamos numa fase muito positiva.
Como diz a revista de Comércio Exterior ed. 66, 2006, a exportação de serviços é o destaque da maturidade de um país, o caminho seguro para o crescimento da economia e auto-sustentabilidade e para a eliminação da vulnerabilidade externa, da qual ainda não estamos livres.
Ao comercializar serviços o Brasil absorve mais tecnologias, mais idéias e mais know how para o mercado internacional. É interessante salientarmos que os serviços sempre tiveram importância no cenário interno.
Basta um exemplo para se perceber a venda de serviços: a entra de um turista no Brasil já é na prática a venda de um serviço; a exportação de mão-de-obra em áreas tecnologias; a exportação de projetos e assim por diante. É evidente que no fator turismo precisa melhorar alguns itens, como por exemplo, segurança, mais divulgação, mais capacitação. Um exemplo de um estado que vende sua imagem é a Bahia. A Bahia vende serviços o ano todo e envolve a comunidade local, artistas, artesãos, instituições. O item segurança é prioridade para a melhoria e atendimento a estes serviços.
A meta do governo é colocar o Brasil entre os 20, principais destino do turismo mundial (revista de Comércio Exterior ed.66, 2006). É um passo importante para o desenvolvimento do Brasil e consequentemente na geração de mais empregabilidade , principalmente, de setores como: turismo, hotelaria e gastronomia, aos quais são os primeiros a sentir esta demanda e outros empregos indiretos.
Dalva Santana
Diretora da Câmara Setorial de Logística Reversa e
Meio Ambiente do Núcleo de Logística do RS.
Membro do CONDEMA – Conselho de Meio Ambiente.
www.dalvasantana.com