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A importância de criar um lema para a empresa

13/10/2014 - Qual o seu lema? E o da sua empresa? Quando os Estados Unidos nasceram como nação, rapidamente buscaram o seu – algo que era comum nas organizações europeias mais duradouras e vitoriosas. O lema, de forma simples, direta e inspiradora, juntava pessoas e as direcionava para um objetivo. Por isso, E pluribus unum foi escolhido como lema de um país que nascia da união de 13 estados. A frase passou a ser impressa no dinheiro e lembra a todos os membros dessa nova nação que “estamos unidos por um mesmo ideal”. Mesmo tendo suas diferenças, estavam juntos para construir um país com mais oportunidades e, por isso, mais empreendedor. E assim tem sido desde o século 18.

O jeito americano se consolidou e abriu frentes que inspiram novos empreendedores ao redor do mundo. O uso de lemas como ferramenta de união e direcionamento também passou a ser usado em organizações militares, governamentais e corporativas e até por pessoas que querem atingir seus objetivos. Mas seu uso eficaz ainda é muito restrito e levado a sério apenas nos Estados Unidos.

Quando o filme Tropa de Elite popularizou a frase “missão dada é missão cumprida”, até trouxe um alento ao uso de lemas no Brasil. Mas rapidamente teve o mesmo destino que muitas empresas dão à missão que estabelecem para si mesmas. Viram decoração de parede, mote de piadas para seus colaboradores ou ambos.

Se você, empreendedor, realmente quer liderar uma tropa de elite, comece estabelecendo seu lema pessoal. Algo que o marque, inspire, direcione para ser sempre melhor. Afinal, empreender não é para os fracos de convicção. Mas convicção sem reflexão e direcionamento só o levará para um fim trágico mais rapidamente.

O empreendedor precisa saber liderar, orientar seu time e tornar sua empresa vencedora. Para cada um desses desafios, analise as reflexões apresentadas abaixo e crie o seu próprio lema.

• Você não motiva ninguém! São as pessoas que encontram os motivos para fazer mais e melhor. Quer ser cada vez mais líder da sua empresa? Ofereça grandes propósitos para que seus colaboradores tenham vontade de acordar e ir para a empresa todos os dias.

• Você não ensina nada a ninguém! São as pessoas que aprendem. Quer orientar bem as pessoas que fazem parte do seu time? Lembre-se de que, antes de serem um time, elas são pessoas – e são diferentes entre si. Por mais que tente ensinar do seu jeito, cada um irá aprender à sua maneira e precisará de um motivo para isso ocorrer.

• Você não vende nada a ninguém! São as pessoas que compram. Isso vale para a sua capacidade de liderança e orientação e também para tornar sua empresa cada vez mais vencedora. As empresas não vendem. São as pessoas que decidem comprar. Seu papel como líder e orientador é oferecer propósitos para que cada potencial cliente veja valor além do número que está estampado no preço do seu produto ou serviço.

Depois de cunhar lemas para cada um desses desafios, lembre-se do mote da SEAL, unidade de elite de operações de mar, ar e terra da marinha americana, que vem protegendo o país e seus ideais: “O único dia fácil foi ontem!”.

* Marcelo Nakagawa é professor de Empreendedorismo do Insper, membro do Conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor da Endeavor e autor de livros sobre empreendedorismo e inovação.


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