Seja na dinâmica pessoal ou organizacional, os conflitos são inevitáveis e não necessariamente negativos. A maneira como lidamos com eles é que pode gerar um desfecho negativo ou positivo. O conflito numa organização pode ser considerado necessário se não quisermos entrar num processo de estagnação.
Administrar conflitos consiste na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Quanto ao estilo a ser adotado, é recomendável adotar um que leve a uma solução mais pacífica possível. O que vai definir seu modo de administrar conflitos está diretamente ligado a duas importantes características de comportamento: assertividade e cooperação. A seguir, relacionam-se possíveis atitudes na solução de conflitos e algumas de suas características:
Competição
Busca satisfação dos seus interesses, independentemente do impacto que isto possa causar na outra parte envolvida.
Tenta convencer a outra parte de que sua conclusão está correta e que a dela está equivocada.
Busca levar a outra parte a aceitar a culpa.
Evitação
É um estilo considerado não-assertivo e não-cooperativo
Evita todo e qualquer envolvimento com o conflito, chegando a negar sua existência e o contato com as pessoas que podem causá-lo.
Acomodação
Estilo considerado não-assertivo e cooperativo;
A parte que utiliza este estilo tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus.
Compromisso
Este estilo encontra-se no padrão médio de assertividade e cooperação, em que uma das partes envolvidas no conflito cede para alcançarem um acordo que beneficia ambas as partes.
Para uma eficaz resolução dos conflitos é preciso criar uma atmosfera afetiva que gere confiança e esclarecer as percepções, para isso os passos seguintes são considerados de suma importância:
Saber comunicar
A maioria dos erros, omissões, irritações, atrasos e conflitos são causados por deficiências nas comunicações.
Sem diálogo não há comunicação nem solução possível para os problemas.
Evitar criticar
Adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.
Saber ouvir
Metas e intenções não compreendidas levam a uma resolução sem sucesso.
Demonstrar interesse genuíno pela pessoa que fala e pelo assunto.
Saber perguntar
É a outra faceta do ouvir ativamente, pois quem pergunta conduz a conversa.
Autora: Soeli de Oliveira
Voltar | Índice de Artigos |