Para motivar um empreendedor, são necessárias algumas palavras:
Metas audaciosas: definir grandes metas (proporcionais ao tamanho da empresa, é claro) e comprometer-se a alcançar esses objetivos, independentemente dos obstáculos pelo caminho, são ótimas maneiras de estimular equipes e os próprios empreendedores.
Fé em si mesmo: ter uma opinião positiva de si mesmo e, muitas vezes, uma personalidade forte e assertiva leva os empreendedores a aceitar desafios. Ser focado e determinado a alcançar seus objetivos e acreditar completamente na sua capacidade de alcançá-los também faz parte dessa motivação para a luta. Seu otimismo pode muitas vezes ser visto pelos outros como arrogância ou exibicionismo, mas os empresários são muito focados em fazer as coisas darem certo.
Novas ideias e inovação: todos os empresários têm um desejo apaixonado de fazer seus produtos ou serviços melhores. Estão constantemente procurando maneiras de melhorar, são criativos, inovadores e engenhosos.
Pronto para mudanças: se algo não está funcionando e o empreendedor percebe que vai continuar não funcionando, mudar é a solução. A mudança é a única maneira de continuar evoluindo. O empreendedor deve estar sempre em dia com as últimas tecnologias e técnicas de serviço, sempre pronto a incorporar novas ideias quando uma oportunidade surge.
Equipe: trabalhar com um time e parceiros que estimulem a sempre melhorar e inovar faz toda a diferença no sucesso e na motivação do empreendedor.
Competitividade: empreendedores de sucesso gostam de competir, é parte da sua natureza. O mercado faz com que estejam sempre fora da zona de conforto e busquem se superar e a seus concorrentes.
Apaixonados: empresários estão sempre em movimento, cheios de energia. Seus padrões e ambições demandam que estejam sempre motivados!
“Não pode ser feito” ou “isso é impossível”: empresários inovadores são motivados por essas palavrinhas. Adoram achar meios de fazer o que ninguém fez, trilhar caminhos que outros não trilharam. Quando têm certeza das suas ideias, simplesmente ignoraram os comentários pessimistas e vão em frente.
Esse texto é uma homenagem a todos que me motivam diariamente.
* Marina Miranda é diretora geral da Mutopo Brasil. Estudou Economia e Comunicação e atua com projetos de crowdsourcing, realizando desafios para clientes de diversos portes. Twitter: @marinamiranda
Voltar | Índice de Artigos |