ASSESSORIA DE IMPRENSA:
O QUE É PRECISO PARA QUE ELA FUNCIONE
E DÊ BONS RESULTADOS?
O Serviço de assessoria de imprensa pode ser uma excelente ferramenta para Projetar e Consolidar o Conceito da sua Empresa , Produto ou Serviço no mercado, promovendo uma imagem cada vez mais positiva perante os públicos envolvidos com qualquer organização.
Através de um trabalho eficaz de assessoria de imprensa, a empresa pode obter preciosos espaços na mídia, que seriam extremamente onerosos se fossem comprados através da Publicidade e Propaganda, e o mais importante: com a credibilidade que só o jornalismo pode dar.
Porém, o trabalho de assessoria de imprensa deve ser confiado a um profissional que tenha a experiência e a habilidade de trabalhar as idéias ou as informações, de maneira a processá-las, decodificando, por exemplo, um texto extremamente técnico para uma linguagem jornalística e que venha a gerar o interesse dos editores dos diversos veículos: Jornais, Revistas, Emissoras de Rádio, TV e Portais de Internet.
Mas para que os resultados desejados pela empresa contratante dos serviços de assessoria de imprensa sejam alcançados é preciso investir e apostar no sucesso do trabalho, ou seja: todo caminho no início é mais difícil de ser percorrido, mesmo porque o trabalho se desenvolve através de canais que são abertos e da sinergia ou da necessária parceria que deve se estabelecer entre o assessor de imprensa e os jornalistas, em qualquer segmento de mercado mercado.
Não se pode criar também no empresário uma falsa expectativa, pois na maioria das vezes o assunto que o empresário julga ser muito interessante e que ele gostaria de ver publicado, não o é para os jornalistas, para o veículos e principalmente para o público leitor, ouvinte ou telespectador.
Para que o profissional de assessoria de imprensa possa realizar um bom trabalho, primeiro é preciso que ele conheça a fundo a cultura da empresa, a sua filosofia administrativa, seu posicionamento no mercado, os benefícios e diferenciais de seus produtos e serviços e a partir deste amplo conhecimento ter a capacidade de análise para separar o que é notícia do que não é notícia.
Se o profissional, através destas habilidades, consegue estabelecer contatos e despertar paulatinamente a atenção dos jornalistas editores, acabará tornando-se fonte de referência e até de consultas sobre temas relacionados ao nicho de mercado em que atua, conquistando cada vez mais e mais preciosos espaços com a mais absoluta confiança e credibilidade.
Portanto, confiança e credibilidade devem ser os pontos fortes a serem conquistados pelo profissional e pela empresa a qual representa, isto significa dizer que o profissional deve trabalhar sempre com a verdade, com números e informações precisas e exatas, às vezes é preferível "perder" momentaneamente um espaço do que camuflar ou falsear informações para obtê-lo a qualquer custo.
Cabe também ao profissional experiente, treinar, preparar, orientar enfim, o Diretor escolhido para ser o porta voz da empresa ou da instituição, transmitindo noções de postura frente as câmeras e aos microfones, dicção, impostação da voz, clareza e objetividade (capacidade de síntese) em suas declarações e entrevistas, desta maneira, com certeza os resultados serão mais facilmente atingidos.
E é com muita satisfação que posso afirmar que já transcorridos mais de 20 anos de minha carreira como jornalista e assessor de imprensa, tendo prestado meus serviços para empresas e entidades dos mais diversos segmentos e obtido centenas de espaços nos mais conceituados e respeitados veículos de imprensa de que quando minhas matérias (releases) chegam às redações, os companheiros jornalistas, do outro lado, podem ter certeza de que o assunto pode não ser o mais interesse para o público cliente de seus veículos, naquele momento, mas uma coisa é certa: a fonte é absolutamente confiável!
Marcos Elias Thomaz é escritor, Assessor de Imprensa
e também Consultor em Marketing, Vendas e Eventos,
formado em Relações Públicas e Jornalismo
e-mail: marcoset@terra.com.br
Fones: 11-5678-4409 – 9431-0596
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