Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Atitudes e comportamento nas empresas

20/11/2013 -

Nas empresas, na maioria das vezes, o comportamento pode valer muito mais que desempenho. Para que uma empresa seja nota 10, não pode ter colaboradores que sejam nota 5.

O que fazer para ser um profissional especial, desses que as empresas tanto buscam? Aja corretamente. Assim você terá uma carreira longa, respeitada e sólida. Seja ético, isso pode fazer a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. E entenda: agir eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização. Nos negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe.

Uma pesquisa publicada na Revista Veja, anos atrás, sobre as atitudes éticas e não éticas, mostrou que:

• 43% dos entrevistados já pediram ao garçom para aumentar a nota do almoço.
• 49% já mentiram para um cliente dizendo que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderiam cumprir o prazo.
• Um pouco mais da metade de entrevistados assumiu que já faltou ao trabalho e disse ao chefe que estava doente, sem estar.
• Um em cada cinco pessoas admitiu que roubaria a ideia de um subordinado.

Cada decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Por isso, busque:

• Ser honesto em qualquer situação.
• Ser tolerante e flexível.
• Ter coragem para assumir decisões.
• Assumir os seus atos.
• Ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
• Ser íntegro, independente da situação.
• Ser prudente.
• Ser educado.
• Ser fiel.
• Ser humilde.

Procure se lembrar das seguintes dicas:

• Empresas não são apenas entidades jurídicas, são formadas por pessoas e só existem por causa delas.
• A organização é uma fonte de renda para todos e não só para si mesmo.
• Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.
• Agir eticamente é uma decisão pessoal.

Além de ter o conhecimento e habilidades exigidas pela função, só agindo com ética você poderá se tornar um profissional nota 10!


Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Atitudes e comportamento nas empresas

Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia