O que é criatividade?
Criatividade é a capacidade de encontrar várias soluções para um mesmo problema. É não se satisfazer com o convencional. É se permitir perceber de forma diferente.
Para que a criatividade seja favorecida nas empresas os objetivos e orientações devem ser claras e entendidas, as idéias individuais e grupais respeitadas e incentivadas.
São duas as formas principais que a criatividade se manifesta: pela inovação e pela descoberta.
Inovação é definida como a criação deliberada de algo radicalmente novo.
Descoberta é encontrar algo que não se havia percebido antes.
A criatividade não é um simples insight, como muitos pensavam até a bem pouco tempo atrás, mas um processo que pode ser estimulado.
As pessoas devem ter claro o que facilita o seu processo de criação.
Para alguns é dar uma caminhada no início da manhã ou no final da tarde, para outros é assistir filmes, há até mesmo aqueles que conseguem resolver problemas enquanto dormem.
Especialistas afirmam que aos dois anos de idade 98% das pessoas são criativas e que aos vinte e três somente 2% ainda são. Como explicar isso?
A criatividade de muitos foi reprimida na infância pelos pais e professores, época em que muitas vezes a criança conseguia perceber as situações de forma diferente.
Hoje a criatividade é um ingrediente indispensável no mundo dos negócios. Quem não tem um diferencial fica sem identidade, virá commodity e se não desenvolvê-los, em mais ou em menos dias, acabará entrando no corredor da morte, que leva o nome de “leilão de preços”.
Os diferenciais encontram-se nas idéias mais simples: nos produtos, nos serviços, no ponto de venda, na precificação, nas formas de financiamento, na comunicação, e por que não, nos processos operacionais e até em novos mercados.
Os cinco caminhos que favorecem a criatividade nas vendas são:
1. A
A concorrência nos força a ser mais criativos. A pressão da concorrência nos tira da zona de conforto e nos faz criar e inovar.
2. A
Conforme Thomas Édson, um dos maiores gênios criativos que o mundo já conheceu, o trabalho criativo é constituído de 10% de inspiração e 90% de transpiração.
3. Da Quantidade Nasce a Qualidade
Ao invés de perguntar: - Qual é a causa do problema? Pergunte: - Quais as causas do problema?
Uma vez que um problema na maioria das vezes tem mais de uma causa.
Em vez de perguntar: - Qual a solução? Pergunte: - Quais as possíveis soluções? Pois da geração de alternativas nascem as soluções mais criativas.
4. Em Grupos Somos Mais Criativos
Incentive e favoreça a manifestação e participação. As soluções devem ser encontradas com a participação de todos os envolvidos e não só pelos “ocupantes das salas envidraçadas e refrigeradas”.
A contribuição com suas idéias levam ao comprometimento, que com toda certeza é terreno fértil para o sucesso empresarial.
5. O Reconhecimento Potencializa a Criatividade
Parabenize os colaboradores por cada idéia diferente e viável que possam ter e ser implantada.
O que limita a criatividade:
- Conformismo;
- Autoritarismo;
- Medo de parecer ridículo;
- Mau humor;
- Ênfase no sucesso a curto prazo;
- Aversão ao risco;
- Não ter tempo para pensar;
- Excesso de formalidade.
Todo mundo sabe da necessidade de ser criativo, mas a final, como ser uma pessoa mais criativa?
Existem apenas duas condições básicas para começar a ser mais criativo:
1ª Acreditar que é criativo;
2ª Desejar ser criativo.
Não podemos mudar as nossas vidas em um minuto, mas um minuto é suficiente para decidirmos o que queremos da vida.
Voltar | Índice de Artigos |