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Brasileiro usa internet como nunca e supera desenvolvidos

06/09/2004 -

Ibope/NetRatings mostra que nem americano esteve tanto na web. Os brasileiros revelam grande intimidade com o uso da internet e batem proporcionalmente europeus e americanos na visita a sites de empresas e carreiras, na participação em chats e na utilização da web para ouvir rádio, entre outros quesitos. Os dados fazem parte da nova pesquisa do Ibope/NetRatings, chamada "Web Brasil", em que a empresa, pela primeira vez, combina dados trimestrais do Painel de Audiência Domiciliar da Internet, elaborado desde 2000, com um levantamento telefônico.

Os dados referem-se ao primeiro trimestre deste ano e revelam também que um em cada cinco brasileiros com mais de 16 anos - o que soma um total de 28 milhões de pessoas - já utilizou a internet pelo menos uma vez.

O Ibope/NetRatings é uma joint-venture entre o Grupo Ibope e a Nielsen NetRatings, líder mundial em aferição de audiência na web. A empresa está presente em 14 países em quatro continentes (Américas, Europa, Ásia e Oceania). No Brasil, os dados e análises do instituto são utilizados pelos grandes portais, bancos, agências de publicidade e sites de e-commerce, entre outros.

A pesquisa Web Brasil teve o objetivo de medir o uso da rede em casa, no trabalho, escolas e locais públicos de acesso. Para realizá-la, o Ibope utilizou os dados do Painel de Audiência Domiciliar da Internet elaborado a partir de 5 mil medições para as quais é utilizado um programa que permite a verificação do acesso dos usuários assim como o Ibope mede a audiência de TV. Os dados foram complementados com mais mil entrevistas por telefone.

Além de dados sobre a utilização no País, o estudo faz uma comparação entre o uso da web no Brasil e em outros países em diversas categorias, como portais, telecom, entretenimento, notícias e informações, finanças, comércio e outros setores, além de apontar em benchmarks mundiais em termos de visitação em cada segmento e entre diversas faixas etárias. Os dados do exterior são pesquisados pela Nielsen NetRatings nesses mesmos critérios.

Segundo Marcelo Coutinho, diretor marketing e serviços de análise do Ibope/Net Ratings, "apesar da baixa penetração do acesso em relação à população total, o usuário brasileiro fica atrás apenas dos japoneses e americanos em termos de horas de uso em domicílio, e apresenta uma grande diversificação e sofisticação no acesso". No primeiro trimestre de 2004, 37% dos usuários brasileiros declararam utilizar a rede para ouvir rádio (os suecos, segundo colocados, ficaram com 35%) e 36% já participaram de chats (os espanhóis ficam em segundo lugar, com 30%).

O País foi também líder mundial em termos de acesso percentual em diversas categorias, como Universidades (44,7% dos internautas domiciliares acessaram sites de universidades no Brasil no primeiro trimestre, contra 44% dos internautas franceses, segundos colocados, e 43% dos australianos, em terceiro lugar). USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lideram os acessos na categoria.

Os brasileiros também são líderes em termos proporcionais no uso da internet para procurar empregos, com 29,2% dos internautas visitando este tipo de site no primeiro trimestre de 2004. A Alemanha ficou em segundo lugar, com 26,7%, seguida pela França, com 25,6%. Globalmente, o site mais visitado da categoria no primeiro trimestre de 2004, em termos proporcionais, foi o Arbetsmarknadsverket, da Suécia (www.ams.se), site do Ministério do Trabalho daquele país destinado a oferecer empregos e cursos no setor público e privado.

Também o Painel de Audiência Domiciliar da Internet, realizado desde 2000, trouxe novidades na medição feita em abril: pela primeira vez desde que o Ibope/NetRatings iniciou suas operações no Brasil, os usuários nacionais superaram os americanos no uso doméstico. Em abril, os usuários domiciliares brasileiros bateram recorde em tempo de navegação, com 13 horas e 43 minutos. Pela primeira vez desde setembro de 2000, quando o Ibope/NetRatings iniciou suas operações, os brasileiros superaram os americanos, que navegaram 13hs 21min.

Segundo Fábia Juliasz, diretora executiva do Ibope/NetRatings, o uso de internet no domicílio vem crescendo de forma constante no País. Em setembro de 2000, o tempo de navegação era de 7hs 50min e nos últimos 12 meses houve crescimento de 24,5% no número de horas de utilização. Entre os inúmeros fatores que impulsionam o uso da web no Brasil estão a utilização de aplicativos como mensagens instantâneas, streaming media e similares. "Somos o segundo maior usuário deste tipo de software, só atrás da Espanha", afirma.

Em termos de categorias, o painel de abril mostrou que o Brasil aparece pelo segundo mês consecutivo como o País com maior percentual de usuários em sites governamentais, principalmente em função da entrega das declarações do Imposto de Renda. O site da Receita Federal recebeu 2,24 milhões de visitas domiciliares em abril e 2,05 milhões em março. Em fevereiro, antes do início do processo de entrega do IR, foram 1,21 milhões de visitantes.

kicker: Usuário da rede de computadores no País ficou em média 13 horas e 43 minutos online em abril.


Gazeta Mercantil
Caderno A13
Regina Neves


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