As opções de publicidade no mundo digital se tornam cada vez mais sofisticadas. Quem já tem uma página no Facebook, um site ou blog, sabe que as oportunidades de anúncio aparecem a toda a hora na internet.
Antes de se arriscar em uma estratégia de links patrocinados caseira, saiba o que a Lilian Yamamoto e o Renato Maria, sócios-fundadores da agência especializada em adwords ADW/id têm a dizer. Eles trabalharam anos no Google antes de decidirem sair para criar a própria agência. Leia abaixo cinco dicas desses especialistas:
1) Defina os objetivos da campanha: Antes de começar a definir uma campanha, é importante ter em mente qual é o seu principal objetivo com ela. Você quer vender um produto? Quer atrair clientes potenciais para pedir um orçamento em seu site? Quando isso fica claro na sua cabeça, as chances de sucesso se tornam muito maiores.
2) Pense como o seu cliente: Coloque-se no lugar do seu cliente e tente imaginar que palavra ele buscaria no Google ou que sites ele gostaria de encontrar o seu produto anunciado. Isso facilita na hora de planejar a estratégia da campanha. Visite o site dos concorrentes com um olhar de cliente e compare com o seu. Outra dica importante: faça você mesmo ou peça para um amigo ou parente realizar uma compra no seu site e avalia a satisfação do processo como um todo. Se a experiência é bem sucedida, há mais chances de o cliente voltar a comprar a indicar para outros amigos.
3) Contrate uma agência: as ferramentas de links patrocinadas são bastante sofisticadas e sofrem mudanças quase diárias. Uma agência especializada tem obrigação de acompanhar essas mudanças e é capaz de extrair o melhor que as ferramentas têm para lhe entregar. Além disso, você terá uma pessoa cuidando de formar mais próxima o desempenho dos anúncios.
4) Crie anúncios relevantes: Os anúncios devem ter mensagens customizadas de acordo com o seu contexto de exibição. Quanto mais customizada a mensagem, mais relevante o anúncio será. Quanto mais relevante, mais chances de gerar uma conversão, seja ela o preenchimento do formulário de contato ou uma venda online.
5) Avalie os resultados: O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e que pode ajudar a avaliar os resultados da campanha. Se você cria métricas para o sucesso e o valor do investimento em cada anúncio, fica mais fácil estabelecer novos parâmetros para uma próxima campanha. Assim, é possível saber se você está pagando caro por cada click.
* Júlia Pitthan é repórter da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e gosta de compartilhar ideias que inspirem e ajudem os empreendedores na difícil tarefa de administrar o próprio negócio.
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