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Como criar superfãs para a sua empresa

09/04/2012 -

Há marcas que conseguem cativar tanto o público que acabam se tornando paixão dos consumidores – alguns até optam por usar os logotipos como tatuagem. A dúvida que fica é como transformar consumidores em superfãs na realidade transparente e interconectada em que vivemos hoje. Segundo Yanik Silver, colunista do site Young Entrepreneur, às vezes, os clientes se apaixonam naturalmente por uma empresa por causa de seus produtos. No entanto, para ele, essa não é uma questão de sorte. O especialista enumera técnicas que podem ajudar a recrutar superfãs. Confira:

Use a história da criação da empresa a seu favor

Histórias são a maneira que nós, humanos, usamos para passar lições adiante. Instintivamente, queremos saber como as coisas começaram. Torne pública sua história de fundação e use-a como marketing. Ela pode ser replicada pelos fãs da empresa. Pode ser um relato sobre superação, sobre como você se encheu de um problema e buscou novas soluções para ele ou até sobre um momento epifânico. Mas não basta contar a versão açucarada: os consumidores gostam da transparência. Mostre todos os lados, tanto o glamuroso quanto o feio.

Autenticidade importa

Consumidores não querem ver a marca como algo “vendido”. Pessoas gostam de produtos exclusivos, de edições limitadas e de sentir que descobriram algo que nem todo mundo conhece. Se a sua empresa se posiciona de modo artesanal e único, não faz sentido comercializar seu produto em uma grande rede de supermercados (não importa a quantidade de zeros que isso possa agregar à sua conta).

Crie uma linguagem interna e um ritual

Todos os grupos coesos têm uma linguagem compartilhada comum. Essa comunicação ajuda a identificar quem tem interesses parecidos. É por isso que a cantora Lady Gaga se refere a seus fãs como “pequenos monstros” e os reúne em um grupo.

Pessoas adoram pertencer a algo, portanto, permita isso

Nossas vidas inteiras são baseadas no pertencimento. Nós fazemos parte de nossas famílias, grupos de amigos, escolas, uma classe profissional, empresas, times, igrejas… Pensando nisso, a marca de lingerie Victoria’s Secret criou a Pink Nation (Nação Rosa), que reúne mais de 3 milhões de mulheres em idade universitária. O espaço interativo promove festas e competições entre faculdades e permite participar de promoções exclusivas da marca.

Torne seus clientes integrantes de algo maior

Se o consumidor entende que apoia outras causas quando faz compras no seu estabelecimento, isso pode ajudar a sua marca a ter um diferencial que não seja o preço baixo. Muitos clientes buscam produtos social e ambientalmente conscientes.

Seguir essas dicas pode até não ser garantia de que os consumidores tatuarão o seu logotipo na pele. Mas você começará a criar um grupo de fãs – e eles propagarão a sua marca. Investir em estratégias para estimular a sensação de pertencimento do seu público pode ajudá-lo a parar de competir somente pelo preço mais baixo.

* Marina Ribeiro é estagiária da PEGN. Filha de empreendedor, desde pequena gosta de contar histórias e compartilhar o que aprendeu. No blog, tenta fazer isso escrevendo sobre dilemas que todo empresário tem.


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