Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Como evitar gafes no ambiente profissional

02/07/2014 -

Manter cautela na comunicação, analisar a cultura da empresa e observar o comportamento dos colaboradores são atitudes fundamentais para construir uma boa imagem no ambiente de trabalho.

Evite gafes no ambiente corporativo

Quem nunca cometeu uma falha que atire a primeira pedra! Porém, no ambiente profissional, é melhor evitar deslizes, especialmente os relacionados às questões de convivência diária. E isso requer bastante atenção, pois a chegada de novos profissionais ao mercado de trabalho implica na formação de equipes cada vez mais heterogêneas.

De acordo com Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers, empresa especializada na gestão de carreiras, o principal motivo das gafes é a falta de atenção. "Quando a pessoa tem mais percepção das coisas a sua volta, começa a pensar mais antes de falar e de tomar quaisquer atitudes", garante.

Para não deixar que as pequenas questões do dia a dia atrapalhem a carreira profissional, uma das dicas da especialista é observar bem o ambiente de trabalho. Dessa forma, é possível conhecer a cultura da empresa e o comportamento dos chefes para manter a postura adequada e saber até o tipo de roupa ideal para trabalhar – evite modelos justos, insinuantes, chamativos ou muito informais.

Outra importante recomendação de Madalena é não falar demais. Ou seja, se pronuncie apenas sobre o que tiver certeza e, na dúvida, fique quieto: "Pessoas que falam sem precisão sempre cometem mais erros e gafes".

Ela lembra que, independentemente de cargos e hierarquias, é preciso tratar todos com respeito e educação. Lembrar o nome das pessoas, bater à porta das salas e pedir licença antes de entrar são atitudes sempre bem-vindas. Além disso, tente não atender telefonemas pessoais quando estiver com colegas, não ria alto no ambiente corporativo e seja rápido no retorno ao trabalho, depois do horário de almoço e intervalos.

Vale lembrar que a comunicação indicada para quem quer construir uma boa imagem também requer cuidado na maneira de tratar colegas, chefes, parceiros e clientes. Isso representa que, mesmo tendo amigos no trabalho, jamais os chame de querido, brother, meu bem, mano, patrão etc.

É claro que algumas pessoas de uma mesma empresa se tornarão amigas. Mas a especialista ressalta que é preciso separar as atitudes pessoais das profissionais e, para isso, o ideal é adotar um comportamento mais formal na companhia, sem expor ou forçar intimidades. "Tenha em mente que seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos."

* Senac

Como evitar gafes no ambiente profissional





Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia