style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">Em diversos segmentos empresariais,
industriais e em mercados cada vez mais dinâmicos, a celeuma e os conflitos são
características naturais, pois haverá divergências de idéias, opiniões, visões,
posicionamentos e histórico funcional. Prezar pela objetividade de assuntos,
organização, pontualidade, produtividade e respeito aos participantes de uma
reunião de trabalho, contribui para gerar pensamentos positivos sobre mudanças
necessárias e a aplicabilidade de novas estratégias. A troca de informações o
controle do tempo e o intercâmbio de experiências, estarão favorecendo
positivamente para a coerente tomada de decisões estratégicas, gerando maior
comprometimento nos acordos firmados durante uma reunião produtiva de
trabalho.
style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">A participação revela o interesse
pelo assunto style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">- Como a pior decisão é não adotar
decisão alguma, a participação com sugestões, opiniões e apontamentos durante
uma reunião de trabalho revela interesse pelo assunto, permitindo ao líder
constatar pró-atividade em gerar resultados. Além de negativo, ficar durante uma
reunião conversando paralelamente com outro colega demonstra desatenção e
desinteresse. Quando este fato ocorre, o líder deve chamar o participante
pelo nome através de um ato gentil para gerar uma mudança de atitude.
A sua convocação para participar da reunião demonstra que suas idéias e
sugestões são importantes e interessantes, desta maneira, valorize a sua
participação observando a relevância de saber ouvir e falar no momento
correto.
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">Realizar o convite por
e-mail -
Por permitir rápida comunicação e coerência com os avanços tecnológicos, o
convite para participar de uma reunião de trabalho pode ser encaminhado através
de um e-mail. Entretanto, é fundamental observar que, antes de apertar o botão
"enviar", é necessário destacar o assunto principal que será abordado na reunião
e também revisar atentamente a mensagem observando a data, o local e o horário
da reunião, coibindo inclusive erros gramaticais e palavras equivocadas. Para
gerar maior comprometimento nas reuniões de trabalho, a presença de pessoas
relacionadas ao conteúdo será imprescindível e desta maneira, além da
confirmação de leitura da mensagem, lembre de incluir uma pergunta sobre alguns
itens do conteúdo que será abordado neste encontro. O destinatário
terá conhecimento do assunto a ser abordado, horário de início e
conseqüentemente estará com maior compromisso em participar da
reunião.
style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">
style="MARGIN: 0cm 0cm 12pt; TEXT-ALIGN: justify">style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">Não seja prejudicado pelo
tempo -
Pela ausência de um planejamento e falta de uma seqüência cronológica dos
assuntos que serão abordados em uma reunião de trabalho, há a impressão que o
tempo esgota rapidamente e que metade dos assuntos não são comentados. Para
evitar que sua reunião seja prejudicada pelo tempo, faça o registro das
informações da reunião em uma agenda ou em uma folha devidamente preparada com
antecedência, contando com uma introdução da data, horário, participantes e tema
central da reunião para posterior arquivo. Programe um tempo para cada assunto,
compartilhe os assuntos de maneira a evitar que algum participante se torne o
centro das atenções, bem como, algum outro participante se omita de tudo o que
está sendo comentado. É imprescindível realizar o registro dos assuntos que
foram abordados e que foram acordados para, posteriormente, não cometer o
equívoco de responder: "Eu não sabia nada sobre este
assunto!".
style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">Com o intuito de realizar uma
reunião de trabalho mais produtiva e participativa, utilize uma breve dinâmica,
de acordo com a disposição do ambiente, das cadeiras e das mesas. Outra dica
interessante é iniciar a reunião com um pensamento motivacional para gerar uma
reflexão. Ao realizar o convite aos participantes, deixando evidenciado o
motivo da reunião e coibindo não ser prejudicado pelo tempo, o desempenho, a
produtividade e o envolvimento dos assuntos a serem tratados, estarão
permitindo dinamismo e maior comprometimento.
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">style="FONT-WEIGHT: normal; FONT-SIZE: 10pt; COLOR: red; FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'">
style="BORDER-RIGHT: medium none; PADDING-RIGHT: 0cm; BORDER-TOP: medium none; PADDING-LEFT: 0cm; PADDING-BOTTOM: 0cm; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; BORDER-LEFT: medium none; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: medium none; TEXT-ALIGN: justify; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-padding-alt: 1.0pt 0cm 0cm 0cm">style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">
style="mso-bidi-font-weight: normal">style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial">Dalmir Sant’Annastyle="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Arial"> – Palestrante Mágico®,
autor do livro "Menos pode ser Mais" (editora Odorizzi), pós-graduado em Gestão
de Pessoas, bacharel em Comunicação Social, mágico profissional. Especialista e
pesquisador na área de Gestão com Pessoas. Visite o site: href="http://www.dalmir.com.br/">www.dalmir.com.br
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