Como negociar Dívidas com fornecedores e bancos
28/06/2006 -
Lembre-se: dívida vencida é negócio não liquidado. Você precisa negociar novamente para ganhar tempo para se recompor e diminuir as pressões psicológicas tais como: cartórios, pedidos de falência, aquelas ligações "bem educadas", etc.
- Contate você mesmo o credor ou ligue para ele. Não mande intermediários sem poder de decisão. Gostamos de ser atendidos por quem decide. Converse e explique o que está acontecendo.
- Prove que você tem como pagar. Mostre seus negócios e a estratégia que você está montando. Dê esperanças ao credor.
- Não prometa nada sem a certeza de poder cumprir. Empenhar a palavra e desvalorizá-la é suicídio. A nossa palavra é nossa principal arma no mundo dos negócios. Seres humanos são emocionais, portanto use sua credibilidade. Não prometa datas que você não consiga cumprir, embora o credor irá forçar uma data. Diga que você ligará assim que possível. Mas ligue mesmo!
- Procure colocar dinheiro (mesmo que simbólico) na conta do credor a cada 15 dias, para demonstrar que sua empresa não está morta e está preocupada com o credor.
- Permute. Consigne.
- Bancos só negociam com quem pede. Seja amigo do gerente.
- O credor precisa ser "namorado", precisa de satisfação, telefone ou passe fax uma vez por semana para pelo menos dizer que ainda está vivo e trabalhando.
- Nunca deixe de atender uma ligação de um credor. Se você não respeitar a "emoção" dele, esta estará ficando contra você.
Cesar Ribeiro
(12) 3888-3627
www.cesarribeiro.t5.com.br
consultor@cesarribeiro.t5.com.br