Um aspecto que diferencia radicalmente o empreendedor do profissional contratado é a constante presença da negociação no dia a dia. A menos que se trate de um profissional de compras ou vendas, a maioria das funções não exige que a pessoa esteja continuamente envolvida em influenciar terceiros para conseguir melhores condições nos negócios.
Já o empreendedor está o tempo todo cercado pela negociação: com clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, credores, investidores, etc.
Para muitos, negociar não é algo natural, e as razões podem ser diversas:
Ainda assim, estas razões podem ser sobrepostas quando o empreendedor se coloca como objetivo a obtenção de respeito, baseando-se em 3 pilares: ética, perfil empreendedor e imagem pessoal.
Ética
Negociar com ética mostrará aos outros que você é uma pessoa justa e confiável. Isto pode ser atingindo de algumas formas:
Perfil Empreendedor
Pessoas que negociam são vistas com bons olhos no mundo dos negócios. O mercado é muito duro, e ter um perfil empreendedor de bom negociador trará os respeito daqueles à sua volta.
Quando seus clientes e fornecedores sabem que você não aceitará condições ruins sem uma boa negociação, já estarão mentalmente preparados para buscar uma situação intermediária, de ganha-ganha.
Bons profissionais tendem a “testar” um novo contato sempre que há um processo de compra, venda ou parceria. Eles criam situações em que podem avaliar o perfil do empreendedor, e a partir daí definem sua estratégia de negociação. Por isso ter uma postura firme de negociação é essencial para começar uma relação de negócios com o pé direito.
Imagem Pessoal
Bons negociadores inspiram respeito. Negociadores que sabem usar a ética em seu favor geram admiração. Firmeza, honestidade e bom senso completam o pacote. Lembre-se que há mais em uma negociação do que seu resultado final. O processo negocial é tão importante quanto o resultado final, e pode gerar benefícios tangíveis e intangíveis que vão além do que você esperava inicialmente. Uma boa imagem pessoal transmitida nos processos negociais gera uma empatia da outra parte e facilitará negócios futuros.
*Extraído de Pequenos negócios.com.br
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