São Paulo – Fazer marketing está quase no DNA das grandes empresas. São milhões de reais gastos todo ano para fortalecer a marca, atrair novos consumidores e crescer. No universo das pequenas empresas, salvas as proporções, também é possível conseguir estes objetivos fazendo pouco ou até mesmo nenhum investimento.
A lenda de que marketing é coisas para as gigantes deve ser esquecida. Com ações simples e baratas, os empreendedores conseguem promover o negócio gastando pouco. Um dos segredos é saber explorar bem as fontes de contato com os clientes, sem que isso exija custos extras.
1. Atenda bem
Todo mundo está cansado de saber o poder do boca a boca. O cliente bem atendido volta e ainda recomenda o negócio, gerando um marketing de graça para a empresa. O problema é se o atendimento não convence. Atendentes sem preparo, mal informados ou antipáticos destoam de qualquer investimento ou estratégia de ter a loja mais bonita ou o preço bem calibrado. “O que faz fidelizar é o atendimento, o sorriso no rosto. É treinamento e custa pouco”, afirma o coordenador do MBA de Gestão de Marcas da Trevisan Escola de Negócios, Marcos Hiller.
Por isso, observe detalhes na sua empresa que poderão ser notados pelo cliente e podem passar como desleixo, como uma funcionária com o esmalte das unhas descascado ou pó nas prateleiras. Para estimular que seus empregados se esforcem em atender melhor, promova um café da manhã com eles e faça uma reunião para que cada um compartilhe aspectos positivos e negativos do último mês, por exemplo.
2. Faça ações de relacionamento
Uma propaganda massificada pode não trazer tantos resultados como uma direcionada ao público-alvo da sua empresa, seja para os que já são clientes como para os novos. Por isso, vale apostar no entorno do seu negócio através de ações de relacionamento.
Faça cartões de fidelidade, mesmo aqueles simples, que oferecem descontos quando tiver um número mínimo de carimbos de compras anteriores. Se fizer o cadastro do cliente, use-o da melhor maneira possível. Ofereça desconto quando ele fizer aniversário, avise quando tiver algo especial ou sobre a chegada do produto que ele mais gosta.
3. Faça parcerias
Para buscar novos clientes, monte estandes temporários em empresas relacionadas à sua área de atuação ou em prédios comerciais. É importante que sejam próximos da sua empresa para que o cliente em potencial vá te visitar depois.
Contate o RH de uma academia se você vende produtos naturais, por exemplo, ou converse com o síndico destes prédios para expor os sapatos da sua loja. Geralmente, essas parcerias não têm nenhum custo e a exposição dura um ou dois dias. Ofereça um desconto especial no estande, por exemplo.
4. Esteja nas redes sociais
“As redes sociais são mais uma munição no processo de comunicação de marketing. É mais envolvente, mais barato e mensurável”, explica Hiller. No Foursquare, ofereça um desconto para quem fez check-in no seu estabelecimento. No Facebook, crie uma fanpage com o nome da sua empresa, divulgue informações, novidades e monitore o que o público comenta.
O mesmo vale para o Twitter, onde você ainda pode rastrear pessoas que estejam próximas do seu empreendimento e convidá-las a visitar para conhecer e, quem sabe, comprar seu produto.
Monitorar as redes sociais, porém, exige tempo. Se quer resultados, pense em contratar alguém, como um estagiário de marketing, para fazer este trabalho. “Este tipo de ação gera efeito apenas no médio e longo prazo”, diz Hiller.
5. Agregue valor
Use o e-mail marketing para agregar valor à sua marca. Anuncie promoções ou dicas relacionadas ao seu negócio.
Cada vendedor pode ter a sua carteira de principais clientes para estreitar o contato e informá-los sobre promoções e produtos.
“Não precisa de investimentos. Basta agilizar o processo com uma planilha de Excel”, resume Marchi sobre o cadastro dos clientes. Aproveite os horários de baixo movimento para organizar e aumentar esta lista futuramente.
6. Fature com as compras coletivas
Anunciar seu negócio em sites de compras coletivas traz benefícios e exige cuidados. Alguns pontos devem ser esclarecidos para não deixar clientes insatisfeitos. “Na compra coletiva, você não ganha dinheiro, mas sim clientes”, diz. O objetivo é oferecer seu serviço ou produto a um preço bem baixo, que cubra o seu custo e ajude a atingir consumidores em potencial.
Aproveite a presença do cliente na sua loja e abuse do bom atendimento para que ele leve outros produtos ou adquira novos serviços. “O fator de sucesso é fazer o agendamento inteligente e atender no menor tempo possível”, comenta Marchi. Ele sugere que o pacote vendido nestes sites não tenha uma validade muito longa. O ideal é que seja de um mês, para mensurar se a estratégia foi válida para o seu negócio ou se perdeu dinheiro.
*Camila Almeida escreve para Exame.com
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