Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Como vender ideias criativas

06/12/2013 -

Todos nós reconhecemos as dificuldades em garimpar uma ideia criativa "matadora". Ou seja, uma ideia que a exemplo dos designers e funcionabilidades da Apple garantem à empresa uma das maiores valorizações do planeta.

O mesmo podemos dizer a respeito da Microsoft, do Habib"s, da Cacau Show e da Chilli Beans.

Agora, mais difícil do que identificar uma ideia criativa, que exige o mergulho profundo nas necessidades ainda não conscientizadas dos consumidores, o mais difícil mesmo é conseguir vender a ideia para consumidores, parceiros, aliados e investidores.

Porque a ideia inovadora é estranha a vários vocabulários. Fixados que estão em uma linguagem passada, com suas respectivas métricas e discursos carcomidos pelo tempo mas capazes de ainda oferecer uma sequência lógica para potenciais aliados.

A primeira barreira que um empreendedor inovador terá que superar vem da pergunta corrosiva: "quais são as empresas que já adotam sua proposta?". Até o empreendedor inovador conseguir se explicar, já perdeu a atenção e o interesse do futuro investidor.

Gerando uma sangria na apresentação da proposta que por sua vez requer mais e mais fé na defesa de sua inovação até romper o cerco e conseguir, quem sabe, que o projeto crie raízes e tenha condições de vingar.

Por outro lado, os empreendedores criativos também são vítimas de grandes deficiências em traduzir suas propostas para um mercado ainda imune à sua linguagem.

Acreditam com tanta ênfase na própria inovação que atropelam discursos. Falam tudo de uma vez só. Ansiosos por acertar e convencer a qualquer custo. A tendência é fracassarem no esforço.

Levando muitos inovadores a desistirem de suas ideias para as encontrarem cinco ou dez anos depois germinando aqui e ali. Uma pena.

Apresentar uma ideia criativa exige altas doses de compreensão das necessidades do mercado. E capacidade de simular a ideia em protótipos, exemplos e argumentação balanceada.

É conveniente que o empresário inovador se associe com alguém capaz de traduzir e apresentar sua sugestões em sementes. E ajustá-las ao ambiente que as ajudem a sobreviver aos pouquinhos até a germinação.

Que deve ser seguida, ainda, de muitas explicações, demonstrações e traduções. Uma boa ideia apenas não garante o sucesso de um empreendimento. Caso ela não seja adequadamente traduzida e compreendida por aqueles e aquelas que sustentaram com seus corações e bolsos.

Muita calma nessa hora
Por isso, é adequado resgatar o imaginário que faz parte da vida dos agricultores.

Preparar o terreno –antes de "plantar" sua ideia, investigue se a ideia entrará em ressonância com as necessidades de um público amplo, com capacidade de enfiar a mão no bolso para apoiá-la.

Tente vincular sua ideia, serviço ou produto com as emoções e necessidades profundas dos potenciais clientes.

Adubar o terreno – Excite seus potenciais consumidores, aliados e investidores com simulações controladas de sua ideia. O que pode ser realizado de maneira simbólica, por meio de trocas de ideias ou de protótipos dos produtos, caso o empreendedor tenha condições para tal.

Plantar a ideia – Na sequência plante a ideia como fez a Apple desde os seus primeiros produtos, por exemplo.

Cuidar da ideia – Agora é a hora mais difícil, que é proteger a ideia legalmente e comercialmente, agregando inovações continuadas e mobilizando os consumidores, por meio de uma pregação que beire o fanatismo.

Pois são esses consumidores que definirão o destino de toda e qualquer ideia "matadora". Pois estarão dispostos a atropelar parâmetros convencionais e desprezar os discursos envelhecidos dos que até então deram as cartas no mercado.

Marco Roza
Colunista do UOL, em São Paulo

Como vender ideias criativas


Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia