No próximo sábado, 24 de novembro, o comércio dos Estados Unidos vai comemorar pelo terceiro ano consecutivo o Small Business Saturday. A iniciativa, que nasceu como uma ação de marketing de uma empresa de cartões de crédito em 2010, ganhou espaço na mídia e adesão da população. O Small Business Saturday será sempre o sábado entre a Black Friday, tradicional dia de liquidações nos EUA, e a Cyber Monday, o dia de promoções no comércio eletrônico americano. Este é um período forte no comércio local, motivado pelo dia de Ação de Graças, comemorado na próxima quinta-feira.
Só no ano passado, mais de 100 milhões de pessoas fizeram compras em estabelecimentos pequenos no Small Business Saturday. Para este ano, mais de 200 organizações (como associações comerciais, por exemplo) aderiram ao movimento, que deve ganhar ainda mais corpo e se firmar como um dia de apoio à micro e pequena empresa.
Por que um movimento assim é importante e deveria ser replicado por aqui? Os EUA ainda enfrentam um cenário de recuperação econômica. Incentivar as pequenas empresas é fundamental para aquecer a economia e diminuir a taxa de desemprego. E por que poderíamos replicar o movimento aqui? Incentivar a população a comprar de pequenas empresas – ainda que isso comece com apenas um dia no ano – dá mais voz a empresários que sustentam boa parte da economia nacional. Para citar apenas um exemplo, seria um bom momento para ressaltar ainda mais o impacto pesado da carga tributária em micro, pequenos e médios negócios. Vamos fazer isso informalmente? No próximo sábado, compre de uma pequena empresa perto de você!
* Renata Leal cuida do projeto Movimento Empreenda. Gosta de contar histórias de todos os tipos e está sempre ligada nas novidades de tecnologia
Voltar | Índice de Artigos |