Crescendo através de franquia
22/11/2011 - Uma empresa industrial, comercial ou de serviços é conhecida como franqueadora quando é detentora de uma atividade vitoriosa, com marca ou nome comercial consolidado e permite a uma pessoa física ou jurídica – franqueada – por tempo e por área geográfica exclusivos e determinados, o uso de sua marca ou nome comercial para venda ou fabricação.
Isso ocorre mediante o pagamento de uma taxa inicial e percentagem mensal sobre o movimento de vendas ou compras, sendo que a franqueadora oferece todo o seu conhecimento de gestão e de marketing, exigindo da franqueada, em contrapartida, atendimento às suas regras e normas.
Vantagens para o franqueado
- Compartilhar uma marca já consolidada no mercado
- Ganhos pela negociação em escala com fornecedores
- Facilidade para alugar pontos em hipermercados e shoppings
- Ter acesso à profissionalização do negócio
- Programa de treinamento em gestão e para equipe de colaboradores
- Menor taxa de mortalidade da franquia no primeiro ano em relação a negócio próprio (3% versus 25% da taxa de empresas próprias)
Desvantagens para o franqueado-
- Menor liberdade
- Linha de produtos limitada
- Custos aumentados com taxas de franquia
Vantagens para o franqueador
- Expansão acelerada dos negócios
- Desenvolvimento de uma rede
- Maior eficiência em cada unidade
-Administração descentralizada.
Desvantagens para o franqueador
- Administração compartilhada
- É dono do conceito, mas não do ponto de venda
- Requer maior esforço de liderança
- Tem sua eficiência permanentemente testada.
O setor de franquias no Brasil em 2011 deve fechar o ano com um crescimento 15% maior que em 2010. Com base nessas vantagens e desvantagens, analise se uma franquia é a melhor opção para você e faça sucesso como empreendedor.