O Brasil está em crise! Calma, se você pensou que eu estou me referindo à economia, está enganado, esta vai bem, está embalada...
Estamos em crise sim, mas de bons profissionais.
O mercado está pagando à preço de ouro os bons e talentosos profissionais que além de conhecimento, também investiram em comportamentos como atitude pró-ativa, iniciativa e de bom relacionamento com pessoas, portanto, com o mercado.
Quem está em crise são pessoas e empresas não cumpridoras de promessas que praticam um mau atendimento e um descompromisso com prazos, qualidade, custos...
Veja o mercado de confecções, por exemplo, que contrata grandes nomes na criação de produtos e nas fábricas falta mão-de-obra especializada, apesar de todos os esforços do SENAI, do SEBRAE, das associações da classe e das empresas mesmo, colocando no chão muitos projetos de ampliação e de novos mercados.
O campeão de vendas faz o que todo mundo sabe, mas não faz. Aliás, as pessoas sabem 90% do que devem fazer, mas não fazem.
Quem não está em crise no mercado? Resposta: Quem tem foco, cria espaço, busca a excelência, mantém a humildade e faz acontecer.
As empresas que conseguem reter 2% dos seus clientes aumentam em 10% o seu faturamento. Quando se trabalha esse foco, enxerga-se o óbvio. Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais caro que manter um que já existe.
Empresas com crise de competência fazem propaganda e não cuidam daqueles que vão atender as pessoas que a propaganda trouxer.
Se você lançar um novo produto ou serviço, cuide bem dessa comunicação com seu cliente atual, nós temos uma leitura de 65% deste contingente que fecharão negócios com você.
Por outro lado, o índice de fechamento de negócios indicados é de 85%. Essa é a base do bom negócio.
Você acha que um cliente insatisfeito indica você? E sua empresa, tem treinado a equipe chamando a responsabilidade para este foco? A verdade é que esse “cliente insatisfeito” indica sim, a manter-se distância de você.
O foco do sucesso é: treinar sua equipe, sempre... Repetir, continuar, trabalhar, não há outro caminho.
O mercado está em crise sim, mas de bons profissionais... O topo da pirâmide conta com poucas pessoas e que ganham muito bem. O pódio é mesmo para poucos.
O sopé da montanha está lotado de pessoas que ganham mal e daquelas que reforçam o time dos desempregados por falta de qualificação profissional.
E no primeiro sinal de fumaça de uma crise de verdade, corta-se o principal, o treinamento. E depois querem resultados com pessoas não preparadas. Esta é a crise, isto é, crise da falta de gente preparada para trabalhar.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Autor: Gilclér Regina
Voltar | Índice de Artigos |