Nos últimos dias alguém postou na internet um desenho que me levou a refletir acerca do relacionamento com o dinheiro. Relacionamento complicado, muitas vezes parecido aos roteiros danovela das 20:00hs.
Para muitas pessoas, mais das que imagina, o dinheiro parece ter vida própria. Não obedece, entra e sai (principalmente sai) sem avisar e sem autorização.
Por que essa rebeldia? Por que esse descontrole?
Procurando uma definição de descontrole no dicionário, apareceu esta definição: “Falta de controle; desgoverno”.
Meu seguinte passo, portanto, foi procurar por controle e achei duas definições bem interessantes: “Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente” e “Fiscalização e domínio de alguém ou alguma coisa”.
Ao ler estas últimas definições, várias palavras ficaram ecoando na minha mente: fiscalizar, controlar, dominar, dirigir. Mas,todo isto tem mais a ver conosco do que com o dinheiro!
Existe alguma forma para fazer tudo isto e, acima de tudo, dar certo? Podemos manter o dinheiro sob controle e dirigi-lo para onde queremos?Podemos fazer planos com ele e não descobrir que “existiam outros compromissos que não conhecíamos”?
Vamos fazer uma série de perguntas que servirão de guia para alcançar este objetivo:
• Quais são os seus ganhos mensais líquidos?
• Quais são as suas despesas ao longo do mês?
• O que você quer fazer com o seu dinheiro? Quais são esses planos? Quando isso vai acontecer?
• Como fazer para que o dinheiro alcance para cobrir as despesas e ainda financiar os planos?
• Como fazer para que esses planos aconteçam?
Conhecer seus ganhos e suas despesas mensais= DIAGNOSTICAR
Planejar o que fazer com o dinheiro= SONHAR
Administrar o dinheiro para pagar as despesas e financiar os planos= ORÇAR
Ação específica para alcançar os objetivos= Poupar
As respostas para estas quatro perguntas resultam ser os pilares da Metodologia DSOP de Educação Financeira e também é a “receita do bolo” para o sucesso financeiro.
O dinheiro pode ser controlado e através do controle seu relacionamento com ele mudará de vez. A Metodologia DSOP lhe ajudará a gerar as condutas necessárias para exercer esse controle e... SER FELIZES PARA SEMPRE!
Voltar | Índice de Artigos |