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Feedback 360° - Múltiplas perspectivas para analisar o negócio

13/08/2014 -

Feche os olhos e se imagine em uma sala cercada de espelhos por todos os lados, para qualquer lugar que você olhe há um novo ângulo com outra perspectiva sobre o seu corpo. Agora imagine que no lugar dos espelhos estivessem todas as pessoas com quem você se relaciona durante sua rotina de trabalho.

Parece um pouco intimidador, mas a avaliação 360º (também conhecida como Feedback 360º, múltiplas perspectivas ou múltiplas fontes) é uma grande ferramenta de análise e desenvolvimento profissional para qualquer equipe. A principal característica de sucesso desta avaliação é justamente permitir múltiplas fontes de avaliação e entregar ao avaliado um resultado mais confiável e útil.

Uma organização que pratica periodicamente a avaliação 360º deixa seus funcionários motivados a trabalhar em equipes e corporativamente, pois eles reconhecem e entendem que qualquer pessoa em qualquer nível pode ser seu avaliador. Se for realizada corretamente, esta ferramenta pode desenvolver as competências profissionais de sua equipe, aumentar produtividade e diminuir o turn-over.

A avaliação 360º é muito utilizada para empresas com grandes quadros de funcionários, mas também pode ser bastante aproveitada em pequenas empresas e pequenas equipes. Para negócios que estão começando com somente alguns funcionários, demandar avaliações também de atores externos como fornecedores e clientes pode virar uma excelente fonte de oportunidades e riscos. Hoje em dia, com cada vez mais organizações diminuindo suas hierarquias e trabalhando de forma mais horizontal, é muito importante que a o feedback não seja realizado por somente um ponto de vista.

Na prática o colaborador deve saber que está sendo avaliado, porém todas as respostas devem permanecer anônimas. Faz-se necessário que uma pessoa de cada ponta responda ao questionário fielmente, afim de que todos os lados do círculo do avaliado sejam “cobertos”. A avaliação pode ser respondida por colegas de trabalho, chefes, subordinados, clientes externos e internos, fornecedores, colegas de outras áreas e representantes da área de RH.

O questionário geralmente possui perguntas, tanto analises quantitativas quanto qualitativas, com o intuito de avaliar a capacidade de planejamento estratégico, pensamento analítico, relacionamento interpessoal e gestão de pessoas, seguidas de uma resposta por escala numérica (de 1-discordo totalmente até 5- concordo totalmente). As respostas de todos os avaliadores do círculo são agrupadas até que formem um relatório final por questões desde as mais bem pontuadas até as de menor pontuação.

A avaliação 360º não influencia somente no relatório final, muito pelo contrário, seu maior resultado deve ser na elaboração de um plano de ação junto ao gestor que defina seu desenvolvimento de curto e longo prazo a partir do resultado da avaliação. Este plano pode conter treinamentos, promoções, alteração de responsabilidades e entre outros.

Existem empresas especializadas em aplicar a avaliação 360º mas ela também pode ser feita manualmente ou através de softwares especializados.

*Jessica Lopes, paulista é formada em Administração e tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas ideias podem solucionar problemas antigos e que o empreendedorismo é a chave do futuro. É escritora nas horas vagas e atualmente escreve sobre gestão no seu blog “Oficina Inovadora”.

Feedback 360° - Múltiplas perspectivas para analisar o negócio






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