Vivemos um momento de comoditização do varejo sem precedentes. Com produtos e preços cada vez mais parecidos, está em alta a busca de diferenciação através do ponto de venda. A questão é como gerar um impacto positivo na percepção dos consumidores com pouco investimento. A resposta está em buscar identificar os pontos fracos da organização, a fim de realizar melhorias que contribuam para o aumento da satisfação dos clientes, que impactem positivamente no aumento das vendas e que, consequentemente, aumentem a lucratividade.
FACHADA
A principal função da fachada de um estabelecimento comercial é a visibilidade. Os potenciais clientes devem sentir-se atraídos e se interessarem em entrar no ponto de venda, antes mesmo de se aproximarem das vitrines.
A exposição da logomarca é um elemento fundamental da fachada. Para que cumpra a sua função de atrair, posicionar e fixar a marca deve-se utilizar os elementos da comunicação visual como letreiros e adequada iluminação, valendo-se de dispositivos auxiliares como os “front light” e “back light”, para que também seja visível à noite.
Fuja da poluição visual, evite cores em demasia e excessiva divulgação de marcas de parceiros. O ideal é que esteja presente na fachada até quatro cores, que destaquem a marca e que estejam em harmonia com o interior do estabelecimento. Só existe boa visibilidade se você conseguir ler perfeitamente a marca em uma distância superior a 50 metros.
LIMPEZA
Zele pelas boas condições das calçadas. Evite lixo ou depósito de outros materiais em torno do prédio, pois contribuem para uma imagem negativa da empresa. A mesma percepção desmerecedora passam lâmpadas queimadas, cartazes rasgados ou desatualizados, vidros sujos ou quebrados, falta de lajotas ou azulejos.
VITRINE
A vitrine funciona como “isca” de consumidores. O estabelecimento possui vitrine atraente? A vitrine deve refletir a imagem, estilo e personalidade do ponto de venda, alinhada com a proposta da empresa.
Para os varejistas de pequeno porte, que não dispõem de recursos para divulgação, a vitrine é o principal instrumento de atração. Observe a reação das pessoas que passam. A vitrine está adequada quando muitos passantes param para olhar e, em seguida, entram para ver os produtos de perto.
Autora: Soeli de Oliveira
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