Para o sucesso empresarial, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa.
Para atender bem, em algumas datas especiais a equipe normal da loja é insuficiente, sendo necessária uma adequação. Se a contratação de pessoal for realizada sem critérios a equipe ficará apenas "inchada", e em vez de facilitar, dificultará as operações da loja.
Quem não é comprometido com os valores da empresa pode “queimar” lucrativos relacionamentos futuros. Em alguns casos, dependendo de como o consumidor for atendido sairá com má impressão da loja e não voltará mais.
Para os clientes, quem os atende é a empresa, eles não diferenciam vendedores temporários dos permanentes. Nas suas mentes a loja poderá ficar posicionada como sinônimo de mau atendimento.
Diante da necessidade de ampliar o quadro de pessoal, o responsável pela empresa deverá responder questões como:
- É possível aumentar a carga horária semanal?
- Seria conveniente terceirizar?
- Contratar temporários?
- O aumento nas vendas será superior às despesas e encargos sociais e trabalhistas com os novos contratados?
Com as novas contratações o empresário tem a oportunidade de encontrar um diamante nas vendas e substituir um vendedor com desempenho deficiente.
É necessário que a empresa encontre a forma mais adequada de recrutamento e seleção, pois uma contratação inadequada poderá gerar um lento sofrimento.
Não existem pessoas erradas, e sim pessoas nas funções erradas.
O primeiro passo para uma boa contratação é definir o perfil do candidato:
- A função exige boa aparência?
- Percepção?
- Empatia?
- Simpatia?
- Sorriso e boa vontade?
- Postura animada, ereta e saudável?
- Voz audível, educada, tom simpático, sem gírias?
- Maquiagem básica e não carregada?
- Bijuterias discretas?
- Não fumar nem mascar chicletes na loja?
Fazer / Saber / Ser/ Conviver
Fazer – É a descrição das tarefas a serem realizadas. Seus deveres e obrigações.
Saber - É a formação e a experiência profissional desejada. Em outras palavras é o currículo do candidato.
Ser - São as características pessoais. Dificilmente poderá ser mudado, pois "já vem de fábrica". Procure conhecer um pouco da personalidade do candidato.
Conviver - São as atitudes de convivência que o futuro funcionário deverá ter com relação à empresa, clientes e colegas de trabalho. Deixe claros os valores da empresa e o que deles se espera:
- “Quando algum funcionário estiver em dificuldades, ajude-o prontamente”.
-“Quando o cliente entrar atenda-o imediatamente”.
-“Se estiver ocupado, deixe-o saber que você o percebeu através de um olhar, gesto, palavra... e que irá atendê-lo o mais rápido possível”.
E lembre-se que é necessário um período para adaptação e treinamento dos novos integrantes da equipe.
Autor: Soeli de Oliveira
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