Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Gestão do tempo

02/04/2014 -

Com frequência, as correntes que nos aprisionam são mais mentais do que físicas.Isso significa quetudo que vem acontecendo em nossas vidas não vai mudara não ser que nós queiramos.Eoresultado de continuarmos na zona de conforto seráo quediz um dos pressupostos da Programação Neurolinguística (PNL),“se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendosempre os mesmos resultados”.

A ponte para alcançar osobjetivos, sejam eles quais forem, são os 3Ds – desejo, determinação e disciplina – e o mais importante deles é a disciplina. Na vida, acabamos automatizando as coisas:primeiro nós formamos os hábitos,depois nos tornamos escravos deles. Mas, para quem aprendeu a viver,  erros são oportunidades para melhorar e não para se lamentar.

A melhor definição que conheço para o tempo não é time is money, mas tempo é vida. Se morássemos no planeta Vênus,o nosso dia teria 5.832 horas, mas como habitamos no planeta Terra, temos 24 horas por dia e 365 dias por ano. Para conseguirmos organizar as nossas vidas e obter maiores resultados, um bom truque é pensar além das 24 horas diárias e ampliar a visãoplanejando a semana, que é de 168 horas, ou o mês, que totaliza 720. Pensar só no curto prazo nos limita e ao pensar no tempo semanal, mensal ou anual alteramosos nossos paradigmas com relação ao tempo e algumas coisas que pareciam impossíveis de serem feitas setornam possíveis.

Não saber ou não querer delegar subtrai o tempo de muitos empreendedores.É uma falta de respeito muito grande dos centralizadoresde tarefas para com as pessoasao seu redor acharemque ninguém sabe fazer as coisas melhor do que eles. Esta atitude rouba a oportunidade das pessoas crescerem e assumirem responsabilidades.Para quem acha que é umsuper-homem ouumamulher-maravilha,com toda certeza falta-lhe a humildade do filósofoSócrates, que dizia: “sei que nada sei”.  Comeceagora a ganhar muito tempo.Acabe com esse hábito de querer abraçar tudo! Delegue.

Outro cuidado que devemos ter é com os roubadores de tempo. Com quem e com quê você gasta o seu tempo? Og Mandino em seu clássico livro O Maior Vendedor do Mundoaconselha a se obedecer a máxima: “onde houver pessoas ociosas, ali não me demorarei”.

Os que se acham high tech com frequênciatambém se enrolam na gestão do tempo. Temos que ter cautela com as tecnologias digitais e com as badaladasredes sociais. Estudos sobre o uso do tempo revelam que uma pessoa normal, ao sair do facebook,leva em média 8 minutos para retomar ao seu raciocínio anterior.

As revistas populares de negócios com frequência fazem pesquisas ou enquetes reveladoras sobreos hábitos dos seus leitores.Veja o que duas delas descobriram:primeiro, que 99% por cento das pessoas procrastinam, isto é, adiam o que sabem que deveria ser feito. Segundo,80%dos leitores revelaramque“enrolam“ durante o horário do trabalho.É bem provável que esta pesquisa tenha sido respondida no horário de trabalho, inclusive.

Organize-se. Tenha cada coisa em seu lugar e tenha um lugar para cada coisa. Segunda Donna Smalinn, “se você não puder encontrar um objeto em 30 segundos é porque ele está no lugar errado”. Para a autora, “ser organizado pode ser um dom para algumas pessoas, mas qualquer um pode se tornar um, pois é uma escolha”.

A vida é curta e isso tem tudo a ver com organização. Tudo que temos são 24 horas diárias e as nossas escolhas. Mais do que possamos imaginar, a falta de tempo tem muito a ver com as nossas prioridades.Especialistas na administração do tempo aconselham a realização de registros diários para sabermos como estamos gastando o nosso tempo.O mesmo que fazemos quando queremos saber para onde está indo o nosso rico dinheirinho.Já autores mais práticos recomendam um caminho mais curto, porém,aparentemente menos preciso, que é a realização de testes disponíveis na internet sobre o uso que fazemos do nosso tempo.

Ambos são válidos e proporcionam umaboa conscientização e autoaprendizagem.Depois é só comparar com o padrão apontado pelos especialistas como ideal para distribuição do tempo pessoal. Para as coisasimportantes–coisas que produzem resultados,recomenda-se gastarcerca de70% do tempo.Com as coisas urgentes – as coisas que chegam em cima da hora e não podem ser adiadas,em torno de 20%,ecom as coisas ou eventoscircunstanciais–tarefasdesnecessárias, feitas geralmente por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas,os 10% detempo restante.

Por mais longa que seja uma viagem, se inicia dando o primeiro passo. Comece agora mesmo a se policiar para adquirir consciência de como você emprega o seu tempo. Acreditando ou não, somos bem menos ocupados do que imaginamos.

Marcos Luthero é consultor do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Finanças, Marketing, Planejamento Estratégico e Planos de Negócios. www.itnconsultoria.com.br – E-mail: itn@sinos.net – Novo Hamburgo/RS.

Gestão do tempo


Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia