O aluno sai hoje da faculdade sabendo muito sobre sua área de atuação, mas nada como vender o “seu peixe”, isto é, sua imagem, seus serviços.
Mas ele já pode ir treinando... Já começa a desenvolver sua marca na universidade e ali mesmo, colegas com quem interage serão futuros clientes, parceiros de negócios e até patrões. Começa o exercício do marketing pessoal.
O marketing pessoal não deve estar fundamentado na aparência e sim na capacidade de deixar uma impressão forte de vantagens e melhorias na mente das pessoas influenciadas.
Apesar de que a maioria das contratações ainda acontece por indicação de alguém, mesmo esta tem forte influência do seu marketing pessoal. A empresa prefere as referências. É a hora de sua rede de relacionamentos funcionar.
Para negócios, exatamente a mesma coisa, o que definirá o sucesso é proporcional ao tamanho de sua rede de relacionamentos e influências.
O futuro é o presente que quero viver os meus dias... Só que quando o futuro chega, descubro que meus colegas tiveram a mesma ideia que a minha, atuam na mesma profissão, mesma cidade...
Neste caso é preciso juntar sua formação, sua capacidade criativa de ampliar a base do seu negócio, sua rede de relações e suas vantagens competitivas.
Em certa ocasião um jovem me questionou sobre os conselhos que eu teria dado a turma, mostrando a importância de fazer um estágio, pegar um emprego de nível mais baixo para mostrar serviço e aprender o negócio, essas coisas...
Ele se disse indignado porque acabara de se formar em Administração e que eu estava denegrindo a profissão. Ora, eu também sou formado com muito orgulho em Administração. Perguntei a ele em quantos empregos já havia trabalhado. Ele me respondeu que nunca tinha trabalhado. Então eu respondi que até aquele momento ele era administrador de coisa nenhuma.
Chega um momento que é preciso conciliar a teoria com a prática e o resultado disso pode ser um longo e duradouro sucesso, uma carreira continuada.
Entra aí uma grande dose do exercício do sucesso dentro do quadro de influenciar pessoas que é a humildade.
A arte de influenciar pessoas é despertar o entusiasmo dentro de você e a partir de seu jeito de ser, despertar o entusiasmo entre seus amigos, sua família, seus colegas de trabalho, seus clientes, todas as pessoas.
O grande desafio de um líder é motivar pessoas, buscar cooperação, comandar sem provocar ressentimentos.
O melhor jeito de construir um bom marketing pessoal é interessar-se verdadeiramente pelas pessoas, ter um sorriso autêntico, não custa nada e cria muito, e várias outras pequenas regras como lembrar o nome do outro – o nome de alguém é o som mais doce em qualquer idioma.
Uma forma muito sutil e marcante de ser um “bom papo” é ser um bom ouvinte. Deus te deu dois ouvidos e uma boca. Essa é a relação principal que faz as pessoas correrem prá você ou de você.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Autor: Gilcler Regina
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