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Metas

25/01/2006 -

Você pode estar se perguntando... Mas isso não é coisa de empresa grande???

De jeito nenhum, qualquer tipo de negócio, seja grande ou pequeno, indústria ou varejo, pode e deve ter Metas.

Novamente, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve (por isso a Visão é importante) e se você não souber que caminho tomar, vai estar sempre sonhando (é aí que entram as Metas).

E como elas devem ser definidas???

Em primeiro lugar sempre as construa junto com a sua equipe.
Por quê???

Quando todos participam da criação das Metas, tornam-se proprietários delas e se comprometem e lutam muito mais para que sejam atingidas, sem a necessidade de se ficar cobrando a toda hora.

O que mais?

Devem ser desafiadoras também, para gerar em cada um aquela vontade de se superar.

Não podemos esquecer também de usar o bom-senso na hora de defini-las. Elas devem ser compatíveis com a realidade da empresa e atingíveis. Caso contrário, o tiro irá sair pela culatra e todos ficarão desmotivados por correrem atrás de resultados impossíveis de serem alcançados.

Outros pontos importantes quando o assunto é Meta são as prioridades e os controles:

As Metas devem ser priorizadas de acordo com a sua importância, senão podemos desperdiçar esforços fazendo coisas que não terão impacto no resultado final.

E controladas, a cada instante, para que não tenhamos surpresas desagradáveis no final das contas.

Como a gente não pode descuidar de nenhum detalhe... é bom pensar além das Metas voltadas apenas para vendas e faturamento.

Todo Cliente prefere ser bem atendido e não que fiquem apenas insistindo para ele comprar. A satisfação do Cliente é a maior garantia que uma empresa tem contra as turbulências do mercado.

Tão importante quanto a satisfação do seu Cliente é a satisfação dos seus funcionários (afinal, quem é que atende o Cliente?).

Metas que levem em conta a satisfação de quem está ao nosso lado no dia-a-dia do nosso negócio asseguram resultados para sempre e Clientes idem.

Recapitulando, o que é Meta então?

Meta é definir quanto queremos ganhar e quanto o pessoal que está com a gente também irá ganhar se conseguirmos atingir os resultados.

Outros pontos importantes quando o assunto é Meta são as prioridades, os controles e a satisfação de todos, seja Cliente, seja funcionário. Vale lembrar que todo Cliente prefere ser bem atendido e não que fiquem apenas insistindo para ele comprar. A sua satisfação é a maior garantia que uma empresa pode ter contra as turbulências do mercado. Levar em conta também a satisfação de quem está no dia-a-dia do negócio, assegura resultados consistentes e duradouros.

Jack Welch, considerado por muitos o executivo do século, dizia que as metas das quais cuidava eram fluxo de caixa, satisfação do funcionário e satisfação do Cliente. Só essas 3, para a empresa dele, faziam a diferença.


Edmour Saiani
fundador do PONTO DE REFERÊNCIA
www.pontodereferencia.com.br
que nasceu com o objetivo de transformar empresas 
e ajudá-las a se tornar um Ponto de Referência
no segmento em que atuam.
EmpresasVALE tem o orgulho de ser um cliente do PONTO DE REFERÊNCIA!


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