Nos últimos anos a mulher tem conquistado cada vez mais espaço em nossa sociedade. Já foi o tempo em que elas eram vistas como frágeis e se dedicavam apenas ao lar. Hoje, são multitarefas e dividem o tempo entre as atividades de casa, filhos e negócios.
No mercado de trabalho, elas ganham mais força e espaço a cada dia. Os ramos de atuação são inúmeros, e não existe mais aquela história de uma determinada função só poder ser realizada por homens. As mulheres estão no campo, na indústria e no comércio. Para termos uma ideia, o sexo feminino já representa quase metade dos empreendedores no Brasil. O Grupo Multi, por exemplo, possui cerca de três mil franquias em todo o território nacional e 80% dessas escolas são administradas por mulheres empreendedoras, visionárias e muito competentes. Um estudo recente feito pelo Sebrae revelou que temos no país 27 milhões de proprietários de negócios próprios e, desse total, 49% são mulheres.
Como elas conseguiram isso? A resposta é simples: força de vontade, disciplina e organização pessoal. A verdadeira responsável por uma carreira bem-sucedida é a capacidade de acreditar e administrar um negócio com os pés no chão e isso independe do sexo. O importante é estar aberto a mudar determinados conceitos pré-estabelecidos e ceder espaço para uma nova dimensão e postura mental.
As ambições e sonhos das mulheres de hoje são muito diferentes daquelas que viveram em épocas passadas. Assim como qualquer pessoa, elas querem uma vida confortável, buscam a independência e procuram meios de oferecer uma vida com mais qualidade aos filhos e familiares.
No entanto, com tantos projetos e sonhos é importante lembrar que a família deve ser a base de qualquer coisa, pois essa é a maior fortuna que alguém pode conquistar. Dela, nasce a maior felicidade nesta existência. Já foi dito que “a maior vitória que alcançaremos será dentro das paredes de nosso próprio lar”. Afinal, de que valerá uma vida repleta de bens materiais, poder e fama e não ter com quem vibrar cada conquista? A vida não foi feita para que se esgotasse apenas com muito trabalho, essa deve ser somente uma atividade que dará condições para termos uma vida melhor.
Em minha trajetória profissional e pessoal, percebi que a família fez uma grande diferença. Por isso, uma dica que dou é: sua família precisa muito mais da sua presença do que de seu dinheiro. Portanto, não troque um final de semana com os filhos ou um passeio no parque por horas extra de trabalho, certamente isso fará falta em algum momento da vida.
Tenha certeza que seus filhos e cônjuge ficarão muito mais felizes em ter a sua companhia durante o jantar em vez de receberem diversos presentes para suprir a sua ausência. A vida deve ser repleta de prazeres. Seja uma pessoa mais participativa nos encontros familiares, valorize todos que estão ao seu redor e curta intensamente todo momento. Nunca deixe de lado a essência feminina e o brilho de viver, são características únicas desse universo que torna a mulher extraordinária.
* Carlos Wizard Martins é palestrante especializado em gestão empresarial e autor dos livros "Desperte o milionário que há em você" e "Meu presente mais valioso", publicados pela Editora Gente.
Voltar | Índice de Artigos |