É no ponto de venda que todo esforço de marketing frutifica através das vendas.Um grande númerode empresasnão dispõe de recursos necessários para realizar uma eficiente distribuição, que justifique a utilização da mídia tradicional.A estratégia de divulgação com maior retorno dos investimentos tem sido a concentração dos esforços de promoção no ponto de venda, onde clientes, produtos e check out se encontram.
Na ânsia de fisgar o consumidor, o PDV se tornou a principal mídia para a maioria dos produtos de consumo. Diante das opções para crescer, sobreviver ou morrer, fabricantes e varejistas lançam mão de variadas ferramentas para promoção de produtos no ponto de venda, entre elas:
- Design
- Arquitetura
- Exposição
- Merchandising
- Embalagem
- Atendimento
- Identidade visual
- Promessa de marca
- Incentivo de venda.
Com o objetivo de aumentar ao máximo a venda por metro quadrado dentro da loja, atrair novos clientes e operar ao mais baixo custo com qualidade, produtores e varejistas apostam cada vez mais as suas “fichas” no merchandising. O merchandising compreende um conjunto deoperações táticas efetuadas no ponto-de-venda, para colocarno mercadoo produto ou serviço certo:
- no lugar certo;
- na quantidade certa;
- no preço certo;
- no tempo certo;
- com o impacto visual adequado e exposição correta.
Vender é ação, já a correta exposiçãodos produtos no ponto de venda é um misto de planejamento, técnicas e arte, que agregam valor aos produtos. No planejamento de ações de merchandising deverá ser considerado:
- Tipo de ação
- Tipo de loja
- Produto e marca
- Duração
- Espaço necessário
- Preço
- Quantidade
- Materiais de PDV
- Perfil de consumidor
- Frequência
- Seleção de equipe
- Treinamento.
O poder do merchandising reside em expor produtos e marcas com destaque nosPDVs. Certifique-se de que é dada ao consumidor a real oportunidade de reconhecer os produtos como valiosos, ter experiências sensoriais e comprá-los com facilidade.
* Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
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