Antes de tudo, ser empreendedor é detectar uma necessidade não satisfeita ou falta de qualidade em algum produto ou serviço e apresentar uma solução diferenciada. E isso, sem dúvidas, gera diversos benefícios à sociedade, amplia as possibilidades da economia, gera novos empregos e riquezas para a sociedade.
Existe uma confusão entre o que é ser um empreendedor e o que é estar empresário. Ter espírito empreendedor não é simplesmente ter ousadia para abrir uma empresa. Empreendedorismo está ligado à inovação, à exploração de uma brecha de mercado, de um nicho de mercado que ninguém viu. Uma das maneiras para encontrar um espaço em meio ao cipoal de concorrentes já estabelecidos e conseguir permanecer no mercado é estar sempre atento às oportunidades. Para McClelland, um dos mais conceituados estudiosos na área do empreendedorismo, empreendedor “é o sujeito com forte necessidade de realização e poder, que possui habilidade de influenciar pessoas, sente necessidade de ter seu próprio negócio e aproveita oportunidades que surgem.”
Diferente do que muita gente acredita, uma idéia de negócio não significa necessariamente uma oportunidade de negócio. Uma idéia é uma oportunidade quando traz em si a solução concreta para alguma necessidade. Descobrir uma oportunidade significa encontrar respostas para uma série de perguntas, tais como:
- Existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou é atendida com deficiência?
- Que valores o novo produto/serviço agrega para os clientes?
- Qual a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil psicográfico?
- Quais são os seus principais concorrentes? Quais os seus pontos fortes e fracos?
- Como funcionam as empresas estabelecidas que se propõem a atender esta necessidade?
- É possível inovar? Em que aspectos?
- Existem ameaças?
- Será que o momento correto é realmente este?
- Existem aspectos legais específicos a considerar?
- Há uma vontade pessoal de atuar neste negócio?
- E muitas outras
Algumas características são fundamentais para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios:
• Estar atento e perceber as oportunidades que o mercado oferece – quanto mais o futuro empresário dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de sucesso
• Buscar informações e aproveitar oportunidades
• Assumir e administrar riscos. É preciso ter confiança em si mesmo e coragem para enfrentar desafios
• Ter senso de organização. Desenvolver a capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional
• Ser decidido. Avaliar friamente as situações e elencar alternativas para escolher a solução mais adequada
• Liderança. Saber definir objetivos, estabelecer indicadores, incentivar pessoas no rumo das metas definidas, treiná-las e orientá-las na realização de tarefas
Quando uma empresa fecha, ocorrem diversos impactos negativos na sociedade. Empregados ficam desempregados, empresários ficam desempresados, o governo deixa de arrecadar impostos e todo o investimento realizado e esperança depositados no negócio é perdida. Por isso, antes de empreender, conheça e procure desenvolver essas características empreendedoras.
* Soeli de Oliveira é consultoria e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
Voltar | Índice de Artigos |