O coach empresarial trabalha em um ambiente desafiador, dinâmico e imprevisível, no qual os assuntos abordados dentro do âmbito organizacional podem ser os mais variados. O coach não é especialista no negócio do seu cliente, mas sim, um especialista em conduzi-lo as suas realizações, promovendo seu alinhamento às metas corporativas e desenvolvendo a sua potencialidade máxima sem, no entanto, causar prejuízo a sua qualidade de vida.
Em um processo de Coaching, conduzido por um profissional de gabarito, é possível identificar e melhorar estratégias de realização e potencializar recursos já existentes como foco, criatividade, visão sistêmica, comunicação, liderança, controle das emoções, além de identificar e transformar questões que sabotem o desenvolvimento como: inseguranças, timidez, ansiedade, fobias, traumas, crenças que limitam, postura inadequada, dificuldade de lidar com pressões e adversidades, falta de assertividade, foco e confiança entre outras.
Atualmente, a solução que muitas empresas buscam para melhorar o desempenho de suas equipes e, desta forma, alcançarem o crescimento da instituição está no trabalho do coach. Este profissional é o responsável por conduzir seu cliente até o objetivo final, quase sempre focado em resultados. A seguir, a coach e especialista em comportamento humano da CrerSerMais, Roselake Leiros*, explica como o coach pode colaborar para sua empresa:
- Crescer e melhorar o potencial
O coaching executivo é a ferramenta ideal para as empresas que buscam ação, resultados e crescimento. É um processo que se alinha com a visão organizacional, permitindo a qualquer profissional aumentar seus resultados e desempenho.
Através das ferramentas de coaching, a empresa pode atingir a alta performance dos profissionais, desenvolvendo habilidades necessárias para o desempenho e planejamento estratégico de suas carreiras.
- Desenvolver a liderança
O coaching dentro da liderança ocupa um papel muito maior do que um simples líder. Ele tem como principal objetivo “linkar” as pessoas a seus valores, missão e propósitos, para que elas se motivem a realizar metas profissionais.
- Potencializar habilidades de comunicação interpessoal
A ferramenta de coach trabalha para garantir a clareza dos objetivos e a boa disseminação das informações. Os melhores resultados empresariais vêm da potencialidade máxima de seu material humano.
- Gerenciar emoções
Um dos aspectos do trabalho do coach está no desenvolvimento da capacidade de gerenciar as emoções. Objetivo principal é neutralizar os impactos das pressões do dia a dia corporativo.
- Alcançar a alta performance de executivos
Valores alinhados as expectativas dos colaboradores ajudam a melhorar a performance, atingido, desta forma, o desempenho máximo.
O coaching ainda é mais utilizado no desenvolvimento da alta performance dos executivos, que cada vez mais assumem o processo naturalmente, sem preconceitos e com orgulho. O processo é ágil, prático, focado nos resultados do cliente e quando conduzido por bons profissionais os resultados são rápidos.
Necessidade x Objetivo x Resultados
É a expertise do coach que vai reconhecer a real necessidade do cliente e conduzir o processo de maneira eficaz, levando a empresa ao encontro do objetivo desejado. Às vezes, inicialmente, a busca é por desenvolvimento de habilidades profissionais e acaba desencadeando a necessidade de trabalhar aspectos pessoais dos colaboradores.
Por isso, todo e qualquer processo deve ser feito por coaches capacitados e certificados para conduzir uma empresa a seu objetivo principal.
* Rosekale Leiros é diretora da CrerSerMais, consultoria especializada em coach executivo, de carreira e comportamental, com mais de 15 mil horas de coaching. No mês de março, a CrerSerMais realizará a curso de PNL + Coach com 128 horas de formação. www.crersermais.com.br
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