Uma pesquisa feita pelo Portal IG mostrou que vários bancos já estão oferecendo cartões de crédito, adicionais ao do titular, para crianças e jovens.
A justificativa é de que dado que o “dinheiro virtual” (cartões de crédito e débito) é uma realidade e que, provavelmente, no futuro será a única moeda, é bom de que eles comecem a serem “treinados” desde já.
“Eu acredito que esta prática irá gerar mais danos do que benefícios” opina o Educador e Coach Financeiro Silvio Bianchi. E agrega: “para chegar até o nível de abstração da moeda virtual primeiro deve sentir/apalpar o que é ter uma quantidade de moedas ou notas. Poder contar o dinheiro disponível e poder contar o que restou após uma determinada compra é o início do processo para saber controlar o dinheiro.”
O dinheiro já é um conceito abstrato, pois o papel moeda representa um valor, o poder para comprar algum produto ou serviço. E, quando se fala de poder, é necessário saber administrar.
Uma lei da psicologia (de Lev Vygotsky, psicólogo bielo-russo cuja obra influenciou grandemente a pedagogia contemporânea) fala que a consciência e o controle só aparecem num estágio relativamente tardio de desenvolvimento de uma função, depois de esta ter sido utilizada e praticada inconsciente e espontaneamente. Para submetermos uma função ao controle da inteligência e da vontade, temos que a dominar primeiro.
Seguindo os passos da Metodologia DSOP de Educação Financeira, inicialmente a criança pode, brincando, conhecer os quatro pilares básicos: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, para depois colocá-los na prática.
A partir dos 7 anos de idade, é recomendável de que a criança receba uma quantidade semanal ou mensal (semanada ou mesada) para administrar. Essa quantidade deve ser em dinheiro vivo (notas ou moedas). Assim começará a conhecer o valor do dinheiro e aprenderá gradativamente a controlá-lo.
Uma vez que a criança é educada financeiramente, domina os 4 pilares da Metodologia DSOP e aprendeu a controlar o dinheiro vivo, pode ser momento para ela começar a treinar no uso do dinheiro virtual (cartão de débito) para depois aprender a controlar o crédito.
Controle e saber esperar são as bases da Educação Financeira. Queimar etapas e permitir que crianças façam uso de um poder que não sabem controlar, pode contribuir a criar futuras gerações de endividados e consumistas.
* Silvio Bianchi - é Contador Público-Licenciado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração de Uruguai, com estudos de Pós Graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos.Coach Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultor independente de empresas, cooperativas e ONGs. Sócio-Diretor da BAB & Associados
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