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Os sete sinais de um empreendedor

25/01/2007 -

Como saber se você tem o que é preciso para iniciar um negócio?

É preciso ter sangue empreendedor nas veias para iniciar um negócio — fazê-lo funcionar — e nem todos têm isso.

Como saber se você tem o que é preciso para iniciar um negócio? Não há, de fato, uma maneira de saber ao certo. Mas existem alguns elementos comuns no tecido emocional e familiar que envolve as pessoas preparadas para se aventurar em um empreendimento.

Você não tem que se enquadrar em todas as sete categorias para tornar-se um candidato ao empreendedorismo. Porém, não seria nada mal. Em geral, quanto mais você tiver destas características, mais perto estará, provavelmente, de poder tentar a vida por conta própria.

1- Você vem de uma linhagem de pessoas que não conseguem trabalhar para terceiros. Não falo isso em tom pejorativo. As pessoas bem-sucedidas com seus próprios negócios costumam ter pais que trabalhavam por conta própria. Em geral, é mais fácil conseguir um emprego em uma empresa do que começar seu próprio negócio; as pessoas que começam por conta própria costumam ter o exemplo direto do pai ou da mãe como referência.

2- Você é um empregado relapso. As pessoas que começam seu próprio negócio costumam ter sido demitidas ou ter saído de mais de um emprego. Isso não significa ser dispensado por falta de trabalho ou transferido de um emprego para outro com melhor salário — você foi convidado a sair ou saiu antes de ser demitido. Imagine isso como o mercado lhe informando que a única pessoa que pode motivá-lo e gerenciá-lo com eficácia é você mesmo.

3- Você vê mais de uma definição de "segurança profissional". Tenho profunda inveja das poucas pessoas que conheço que permaneceram com o mesmo empregador por 25 ou 30 anos. Parecem ter uma vida incrivelmente estável. Mas quantas pessoas que você conhece são capazes de permanecer em uma empresa por tanto tempo? Em uma economia em constante transformação, a segurança no emprego pode ser assustadoramente fugaz.

4- Você já avançou tudo que podia ou não vai chegar a lugar nenhum. Certas vezes, a motivação para iniciar um novo empreendimento advém de chegar ao topo de uma certa hierarquia, olhar para os lados e se perguntar: "E agora, para onde ir?" O sucesso rápido pode ser uma maravilha, mas a aposentadoria precoce pode, certas vezes, abater totalmente pessoas muito energéticas e motivadas.

5- Você já fez uma pesquisa de mercado. Nem fale comigo sobre sua brilhante idéia comercial se não tiver feito uma pausa para observar se há mercado para seu produto ou serviço. Conforme muita gente por trás de vários empreendimentos virtuais fracassados poderá lhe contar, "legal" não chega a ser o melhor sinônimo de "rentável". Nem pense em montar algo sem antes vislumbrar boas chances de atrair clientes.

6- Você tem o apoio da família. Iniciar um negócio é estressante, mesmo nas melhores circunstâncias. Tentar fazer isso sem o apoio do cônjuge ou de outros familiares significativos ou amigos seria, provavelmente, intolerável.

7- Você sabe que não pode fazer isso sozinho. Você pode ser o máximo como promotor de negócios. Ou talvez adore administrar as finanças da empresa. Você pode ser o tipo que inicia um negócio por ter o dom ou o conhecimento técnico exclusivo de criar um produto.

Qualquer das opções acima é possível, mas é improvável que você seja bom em todos as tarefas — ou em tudo que é preciso para tocar um negócio. Pode esquecer esse papo de "lobo solitário". Por mais que você seja adepto do "faça você mesmo", em algum momento vai precisar da ajuda de alguém.

A disposição de obter essa ajuda — ter funcionários, parceiros ou consultores para as áreas das quais não entende — é um indicador de provável sucesso futuro. "Nenhum empreendedor bem-sucedido jamais teve êxito sozinho", escreve o consultor em desenvolvimento Ernesto Sirolli em "Ripples From the Zambezi" (Ondas de Zambezi). "Aquele que for mais capaz de captar o apoio de outras pessoas terá mais chances de vencer".

Portanto, lute e seja um VENCEDOR!


Artigo escrito por Vagner Molina
Apaixonado por Vendas. Empreendedor, Palestrante, Consultor especializado em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Vendas, Marketing e Negócios Eletrônicos.
Membro do grupo de consultores do SEBRAE
Contatos pelos Fones/Fax: (11) 6197-9844 ou (21) 2466-9135
e-mail: vagner@vagnermolina.eti.br
Site: www.vagnermolina.eti.br

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