Ter um negócio próprio é o sonho de um número cada vez maior de brasileiros. Mas muitos ainda têm medo de se arriscar em um negócio próprio. Se você está neste grupo, este pequeno guia pode ser útil.
Empreendedores de primeira viagem precisam encher, de alguma forma, tanques com cinco combustíveis diferentes. Serão usados em várias combinações desde a etapa inicial da viagem até o próximo posto de combustíveis. A ordem do enchimento dos tanques pode variar, mas se você se enquadra na categoria dos que têm medo de empreender, primeiro encha o tanque da coragem.
Muitos que querem empreender, simplesmente não têm a coragem de começar a viagem. Acham que ainda não reúnem todas as competências necessárias. Mas isso são exteriorizações de um medo interior maior: o de não ser capaz de se virar diante do desconhecido. Há muitos postos que oferecem o combustível da coragem para empreendedores, mas o que mais gosto é o Empretec, do Sebrae. Em seis dias, você suará por, no mínimo, 60 horas para tirar seu eu empreendedor (que não sabia) que existia em você ao trabalhar os dez principais comportamentos empreendedores. Depois dessa semana, você terá uma certeza: “De fome, você não morrerá”. E o combustível da coragem estará aceso!
O Empretec ajuda a encher o tanque seguinte com o segundo combustível para quem tem medo de empreender: cara de pau. No Empretec, você perde a vergonha, pois tudo é tão intenso que você tira o animal que existe dentro de você. Mas cara de pau é um combustível volátil e já na semana seguinte, sua vergonha, mais conhecida como autocrítica, volta e tenta domar sua coragem. Se isso acontecer, o Empretec terá sido mais um daqueles regimes mirabolantes de perda de peso e você será novamente derrotado pelo espelho todas as manhãs. Há vários postos em que você pode encher o tanque com cara de pau. O meu preferido para esse tipo de combustível se chama aulas de teatro. Há várias escolas que oferecem cursos rápidos com diversas técnicas de criação, representação e improvisação, entre tantas outras técnicas úteis para qualquer empreendedor.
Não raro, muitos se lançam no empreendedorismo com apenas esses dois tanques aparentemente cheios e quebram a cara pela falta do terceiro combustível que precisava ter sido misturado antes: conhecimento. O empreendedor precisa conhecer profundamente as necessidades e dificuldades dos seus clientes, os truques e golpes da concorrência, os atalhos dos fornecedores e parceiros, a maestria para lidar com seus colaboradores, as mágicas das técnicas de vendas e a lógica dos números do negócio. E de todos os combustíveis, este é o que está disponível em mais postos, na forma de livros, cursos, ferramentas, material online, consultores e mentores.
Se conseguir encher bem todos os tanques, não será preciso se preocupar em buscar um posto para o quarto combustível: a competência para transformar seu sonho de negócio em realidade. O tanque da competência será preenchido pelo uso sábio da coragem, da cara de pau e do conhecimento. Estude a trajetória de grandes empreendedores e entenderá que a maioria não reunia todas as competências iniciais necessárias para ter criado aquele negócio. Howard Schultz, do Starbucks, entendia de cafés, mas não necessariamente de cafeterias. Walt Disney gostava de desenhar, mas daí a transformar isso em um negócio havia uma boa distância. E Larry Page e Sergey Brin, do Google, sabiam programar muito, mas entendiam pouco ou nada de publicidade online.
E o único combustível que não deveria ser motivo de preocupação é o último, pois seu posto está dentro de você. É um combustível único chamado propósito. Não vá encher o tanque de paixão, que queima fácil e o deixará na mão nas primeiras dificuldades. Propósito é o combustível para levar sua empresa a longas distâncias. Quanto maior for o propósito do seu negócio, menor será o seu medo de empreender!
Marcelo Nakagawa é professor de Empreendedorismo do Insper, membro do Conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor da Endeavor e autor de livros sobre empreendedorismo e inovação.
Voltar | Índice de Artigos |